Bragança

Primeiro Encontro Nacional de Música de Artistas da APADI foi um sucesso

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-10-19 09:59

O primeiro Encontro Nacional de Música de Artistas com o Poder da Amizade Diversão e Inclusão, organizado pela Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), juntou grupos de várias regiões do país, na passada sexta-feira, em Bragança. Participaram cerca de uma centena de utentes de ipss. “Junta grupos de pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência. Pretende ser bastante inclusivo para promover, sobretudo, os grupos que já estão com bastante visibilidade no país. Temos grupos de Viseu, Ponte da Barca (Braga) e do Porto, bem como vários de Bragança”, explicou Sheila Silva, psicóloga da APADI, destacando que a adesão dos grupos foi positiva. “Esperamos que este encontro não fique por aqui e continue nos próximos anos”, afirmou.
A iniciativa inserida no Dia Internacional da Saúde Mental teve como objetivo festejar o Dia Mundial da Música “de uma forma diferente, porque ambos estão interligados e através da música se promove a saúde metal e vice-versa”, acrescentou a responsável.
Na passada terça-feira, 10, a APADI comemorou o Dia Internacional da Saúde Mental com a palestra “Compreender Autismo” dinamizada pela Vencer Autismo. “É uma temática muito falada, mas pouco compreendida e as intervenções estão muito aquém do que podem ser. Promovemos esta atividade gratuita para os participantes de modo a sermos também promotores de informação e formação”, referiu Sheila Silva.
A APADI tem o Grupo Vira Bombos, que esteve na origem do encontro. “Tem muita aceitação na comunidade e pensamos porque não generalizar ao país e trazer outros grupos para se juntarem a nós e formar algo maior”, observou a psicóloga.

Assinaturas MDB