A opinião de ...

Capela do Divino Salvador, Sortes. Tríptico Retabular da Paixão de Cristo!

A freguesia de Sortes, que compreende a respetiva aldeia e as anexas de Lanção e Viduedo, situa-se na encosta Oriental da Serra da Nogueira, distante cerca de 16 km a Sudoeste de Bragança. A aldeia tem por templos católicos a Igreja Paroquial de São Mamede, da qual há notícia desde meados do século XIII, e a Capela do Divino Salvador, presumivelmente do século XV e requalificada pelo povo em 1693, conforme gravação na sineira.

As «Memórias Paroquiais» de 1758 referem-se-lhe como “Ermida da Sancta Vera Crux”, a onde “acodem muitas pessoas, no dia que se Solemniza Sua festa, aos tres do mes de Maio, a ganhar as Indulgençias ahi Conçedidas, da Irmandade”. Orientada na direção Norte-Sul e implantada numa elevação no espaço da aldeia, a pequena Capela destaca-se visualmente. O acesso, a uma frontaria simples à base de silhares de granito a terminar em empena, é feito por sete degraus de pedra. Está coroada por cruz trevolada sobre acrotério, com pináculo no pilar esquerdo e campanário de sineira única no lado direito, com cruz de ferro e catavento, voltado para a fachada direita e arruamento. Esta apresenta dois janelões geminados com vitrais de caixilharia, em arcos de volta perfeita assentes em três pilastras, à semelhança da fachada oposta. Tem saimento relativo à sacristia, com porta de acesso pelo exterior.

O interior é rebocado e pintado de branco e o teto forrado a madeira em forma de berço. A nave apresenta fausta luminosidade à conta dos referidos janelões. Contém púlpito de cantaria no lado do evangelho, de bacia plena e decoração frontal moldurada, com oito degraus adossados, sem guarda. O presbitério, individualizado por pórtico granítico de moldura recortada e arco quebrado, tem fresta para entrada de luz no lado do evangelho e porta de verga reta de acesso a sacristia no da epístola. Aposto lateralmente à parede está Nosso Senhor dos Passos, de quaresmal veste púrpura e realisticamente figurado em Via-Sacra, sobre mesa de altar em granito granulado, de suportes canelados.

No altar, elevado sobre supedâneo de granito de degrau duplo, a essência crística da Capela mostra-se em todo o esplendor, não obstante se apresentar em avançado estado de degradação e a merecer urgente restauro, porquanto a talha perdeu coloração e as fissuras avançam inexoravelmente. Na mesa, paralelepipédico e adossada ao embasamento, assenta bonito sacrário com cruz latina centrada na porta e envolvida por elementos vegetalistas, com dois anjos alados laterais adossados, sobrepujado por cara de anjo e coroamento à base de acantos enrolados.

O retábulo apresenta evidentes semelhanças, em termos de antiguidade, estilo decorativo e imagética, com o da capela dos Figueiredos na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Quintela de Lampaças, de 1660. Em talha dourada do barroco, planta reta e três eixos, é constituído por quatro colunas salomónicas decoradas no fuste com vides e cachos de uva, putti e fénices, de base anelada e capitel coríntio. Assentam em plintos cúbicos com caras de anjos frontais, sendo superiormente unidas por entablamento interrompido pelo arco do nicho central.

A imagem do Divino Salvador exposto em Cruz revela a centralidade mística da Capela, com tela costeira pintura com árvores e, superiormente, o que aparenta uma cortina de camarim. Os nichos laterais, de vão retangular moldurado e arco pleno, convergem com o central, constituindo-se num tríptico doloroso da Sexta-feira Santa. Patenteiam sugestivas imagens alusivas à flagelação e apresentação de Jesus à multidão – Ecce Homo: a do lado do evangelho está de pé, preso à coluna da flagelação e de pulsos atados; a da epístola surge sentada com a cana na mão e os pulsos também atados.

Na parte superior do retábulo evolui arquivolta salomónica a unir as colunas interiores, decoração à base de acantos e florões, dois putti e remate com quatro volutas interrompidas por arco moldurado e cartela central. Sobre a mesa do altar nota para imagem de São Sebastião e duas, mais pequenas e possivelmente setecentistas, da Virgem Maria com o Menino. Crux ave, spes unica!

 

Capela Sortes

Capela Sorte_Altar

Edição
3980

Assinaturas MDB