Igreja // Diocese

Igreja e comunicação social de mãos dadas

AGR em Qui, 29/01/2015 - 11:19

Aproveitando o dia de S. Francisco de Sales, D. José Cordeiro reuniu a comunicação social que habitualmente lida com os assuntos diocesanos para um pequeno-almoço, seguido de uma pequena formação com o Cón. João Aguiar, Presidente do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e do grupo Renascença.
“É importante dar a formação para ajudar os jornalistas a perceber que a Igreja também tem algumas dificuldades na comunicação. Temos de explicar as nossas dificuldades, de ouvir eventuais queixas quando esbarram contra os nossos muros. E, também, explicar-lhes alguma da nossa linguagem específica, que é uma linguagem difícil e que é preciso traduzi-la. E aprender com eles como o fazer, sem atraiçoar a mensagem ser capaz de a fazer chegar a quem a recebe de uma maneira absolutamente compreensível. Compreensível no seu conteúdo, o que obriga a ser compreensível na sua linguagem.
Além desses momentos de eventual aprendizagem há, também, um momento enriquecedor, que é o do encontro. Mesmo que não falássemos de nada em concreto, o simples facto de nos encontrarmos e de nos conhecermos já vai provocar um à vontade maior no momento de perguntar e de responder, no momento de querer saber. Se não há proximidade, falta algo essencial na comunicação”, sublinhou o Cón. João Aguiar, que vê luz ao fundo do túnel para a crise que afetou a comunicação social.
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Tags: