De quando em vez……

 
Irá acontecer a redução dos militares Americanos na Base Aérea das Lajes, Açores?
Nestes últimos dois anos, alguma Comunicação Social, quer em Portugal Continental, quer nas Regiões Autónomas dos Açores, têm procurado debater o anuncio de possível redução da presença militar Americana na Base Aérea das Lajes, conforme o titulo deste artigo de opinião. Quem conhece as Lajes, sabe, que não é só o aspecto militar que conta na nossa presença nesta Base Aérea.
Assim dentro deste contexto, «O Comando dos Estados Unidos para Africa –AFRICOM-, que em principio chegou a anunciar a instalação de uma unidade avançada na Base das Lajes», disse, no dia 24 de Setembro de 2014, pela voz do seu Comandante, General David Rodriguez, em Luanda, numa visita de 2 dias a Angola para reforço da cooperação em matéria de segurança regional e marítima, «referiu que neste momento não seria a altura propicia a tal instalação nas Lajes».De facto, o AFRICOM está estabelecido em Estugarda, Alemanha. É um dos 6 Comandos geográficos de combate pertencentes á Estrutura de Comando Unificado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Nesta circunstancia, aguarda-se a discussão, á proposta legislativa «AFRICA COUNTER TERRORISM INITIATIVE ACT», subscrita por 40 Congressistas do Senado Americano, a qual sugere deslocar as FORÇAS do Comando Americano para Africa, e da Alemanha para o território Continental dos Estados Unidos transformando as Lajes na sua unidade avançada. Estas e outras acções estão em espera, continuando a acontecer com os problemas da Ucrânia, e outros que reflectem não só a estabilidade em Africa, mas, também noutras partes do Mundo carentes de paz e humanidade.A presença Americana já faz parte do «modus vivendi» dos Açorianos.
Entretanto a Força Aérea Portuguesa mantêm as 9 ilhas dos Açores permanentemente ligadas. Evacuações Aeromédicas ou salvamentos no alto mar com os helicópteros EH-101 Merling, e para alem das tripulações destas aeronaves serem compostas por elementos militares, têm ainda uma enfermeira, também militar da Força Aérea num conjunto a bordo também com um médico.