Figuras de Vila Real

Maria  de Fátima Nunes Bento, Major Engenheira Electrotécnica no ramo de aviónica, nasceu em meados da década de 1970, em Justes, concelho de Vila Real.
Filha do meio de uma família de 5 irmãs viveu parte da sua infância em Justes, Vila Real. Anos mais tarde, veio a concluir o ensino secundário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, nesse mesmo concelho, ingressando, de seguida, na Academia da Força Aérea. 3 anos de curso na AFA mais 3 anos no IST curso de Engenharia Aerospacial.
Pertence, actualmente, ao quadro de engenheiro electrotécnico da Força Aérea, tendo passado entre os anos: de 2000 a 2003 pelos Laboratórios de Aeronáutica, da AFA; de a 2006 pelos Laboratórios de Ciências de Base da AFA, e de 2006 a 2010 pelo instituto de Navegação por Satélite de Universidade de Munique (Alemanha). A Major Maria Nunes encontra-se, actualmente, colocada no Cento de Investigação da Academia da Força Aérea,
Na qualidade de docente da AFA leccionou, entre 2000 e 2006, as disciplinas de Análise Matemática, Análise de Circuitos Eléctricos, Sinais e Sistemas e de Sistemas Digitais.
Desde 1998 que a navegação por satélite tem vindo a ser alvo dos seus interesses académicos. Prova disso foi o seu trabalho final de curso, “autodesignado2 de NAVSCAAT, desenvolvido, e posteriormente apresentado no Workshop de Engenharia Aeroespacial que decorreu no Instituto Superior Técnico em 1999.
Com o surgimento da notícia referente à aprovação do sistema de navegação por satélite europeu, apercebe-se da dimensão inerente a esta área e da sua relevância para a Força Aérea Portuguesa. Posto isto, em 2003, e em acumulação com a sua actividade docente na FA, iniciou mestrado em posicionamento e navegação por satélite, no Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Tendo gostado da experiência aí adquirida, sentiu que estava preparada para avançar para estudos mais aprofundados nesta área, com este objectivo deslocou-se em Julho de 2006 para Munique para dar início ao seu doutoramento em sistemas de posicionamento e navegação por satélite, no instituto de Geodesia e Navegação da Universidade de Munique. Durante o seu programa doutoral, a sua investigação incidiu, fundamentalmente, no desenvolvimento de algoritmos para melhoria do desempenho de sensores de medição inercial de baixo custo, desenvolvimento de algoritmos de strapdown e de algoritmos de fusão sensorial para navegação de aeronaves não tripuladas. A Major Maria Nunes é autora de algumas publicações na área de fusão sensorial e sistemas de navegação por satélite, e tem mantido actividade de revisão regular no âmbito da revista IEE Proceedings-Radar, Sonar & Navigation. É um valor em grande ascensão na área do G.P.S..
Pelo que tem feito, augura-se uma carreira, militar brilhante à Major Maria Nunes, pessoa simples, modesta mas duma sensibilidade e dum sentido de missão militar invulgares.