Pescada à Vianense

Ganhou fama esta receita no Hotel que foi Afonso III em Viana do Castelo, infelizmente já não existe, sobreviveu a receita do famoso Manuel Correia, vale a pena testar e provar!

Ingredientes
800 g de lombos de pescada
40 g de limão
2 dentes alho
1 dl de azeite
500g batatas
60 g de cebola média
10g farinha
sal marinho e pimentas

Tempera-se com sal, pimenta, sumo de limão e azeite os lombos inteiros da pescada limpos de espinha. Fica em repouso durante umas horas. Cozem-se as batatas com a pele e cortam-se ás rodelas, e colocam-se numa assadeira em barro. Por cima, a cebola cortada às rodelas finas e depois os lombos da pescada. Salpica-se com farinha e tapa-se a assadeira com uma camada de maionese. Leva-se ao forno durante 25 minutos á temperatura de 180ºc para que coza e aloure a maionese , é simples e suculento … depois de comer tal pitéu, não se esqueça de fazer a sua caminhada , meia hora a pé pela fresca!

para a maionese: (também pode ser da comprada, se tiver preguiça, o que é pecado)
2 dl de azeite
2 ovos
1 colher de chá de mostarda
Vinagre de vinho tinto

Para a Maionese: coloque num copo da varinha mágica os dois ovos , a colher de mostarda, o sal, o azeite , coloque no fundo a varinha mágica e na velocidade máxima deixe bater até subir e ficar espessa, termine com pimenta, sal e gotas de vinagre.