Armando Fernandes

 

 

Benfica

Uma tempestade medonha de suspeições atirou o Benfica para a crista da onda do falatório sobre a opacidade e a lei do silêncio existentes no universo do futebol porque a modalidade passou a indústria de milhões e milhões de euros e onde há a possibilidade de lúcaros não há escrúpalos afirmavam sorridentes os almocreves de antanho. Os de agora pensam o mesmo, têm cuidado em não o dizerem e largaram as alimárias mantidas a ração passando a utilizar carros semelhantes aos dos patos bravos, não raro aviões porque poupar tempo é acréscimo de dinheiro.

Luís Amaro

No dia 24, morreu o eminente bibliófilo, pesquisador, investigador e poeta Luís Amaro, aos 95 anos de idade. Durante anos cumprimentei este Homem discreto, educadíssimo, sem saber ao certo quem ele era. 
Trabalhava na Revista Colóquio-Letras, eu estava a amiúde na sede do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas, os dois serviços instalados no prédio 56, da Avenida de Berna. Só debaixo da simultânea direcção da Revista e das Bibliotecas, por parte de David Mourão-Ferreira, é que cheguei à fala circunstanciada com ele. Devo a DMF a dádiva.

Remisquedo

 
A palavra remisquedo significa-me curvas sinuosas, apertadas, perigosas, traiçoeiras nos dias de geada, originárias de desastres graves e ligeiros, ligadas através de uma ponte, parando junto ao fontenário do Fontismo.

Museus

Sou defensor da proliferação de Museus. Na qualidade de deputa apresentei e foi aprovado o projecto-lei a criar o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento. Este Museu demorou muitos anos a ser implantado, finalmente inaugurado  tem andado ao sabor da corrente política, por essa razão fizeram-se nomeações partidárias, o Museu estagnou, há poucas semanas a CP assumiu a sua tutela. Obviamente, não gosto de ver a captura de tão importantes instrumentos culturais capturados por burocratas, incompetentes promovidos pelo cartão do partido, ignaros presumidos e de nariz empertigado.

Sporting

Há anos trabalhei num projecto destinado à criação de Museu dedicado ao jogo. O Administrador do Casino mostrou-se sumamente interessado no fim da exposição exploratória e, por isso mesmo, fomos estudar e fazer contas de somar, não de sumir.

O Congresso

Em devido tempo o Dr. Hirondino Isaías, Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, convidou-me a participar no IV Congresso que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações nos dias 25 e 26 do mês passado. Aceitei tecer considerações sobre turismo e património esperançado em dirimir opiniões com outro convidado, o Dr. Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte de Portugal. Anunciado estava, todavia não compareceu.

De tamancos…

Identificam-se muito mais os homens pelas suas volições do que com a sua verdadeira substância, por isso a minha incapacidade em perceber a substância motivadora dos abrasivos socos, pontapés e insultos protagonizados por uma escumalha juvenil contra jogadores de futebol na Academia (vejam a deturpação do sentido de Academia) do Sporting.

Identidades

Se perguntarmos ao ancião de Lagarelhos o que entende por identidade, o homem apesar de parco em letras de escrever acabará por se lembrar do Bilhete ou da Cédula que atestam as suas características e origens, o mesmo podemos plasmar relativamente às regiões, povos e países. Se metermos conversa com a velhinha de Quadrazais e lhe perguntarmos de onde nasceu logo se expande em consideração/informações não deixando de evocar os ancestrais contrabandistas e peculiar acento linguístico.

Um empreendedor

Nos primórdios ao ler a notícia da criação do Instituto Politécnico de Bragança ficou-me a ideia de ser uma extensão da Escola Superior de Educação de maior volumetria, de espaços circundantes mais largos e acima de tudo lugar de estacionamento de professores regressados das colónias em coabitação com os relegados das Universidades por terem esgotado o período destinado ao doutoramento. Depressa dissipei tal ideia.

Avaliações

A senhora Margarida Balseiro Lopes é deputada eleita numa lista do PSD. Desconheço o seu currículo, situação profissional e acção no desempenho do cargo. No entanto, o Expresso informa-me da sua pretensão a concorrer à liderança da JSD, na esteira de distintos e reputados especialistas em banalidades e reputados génios de bagatelas.