Mirandela

Antigo violinista da Esproarte distinguido com prémio na Polónia

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2023-10-06 10:07

O Quarteto Quíron, um quarteto de cordas, que conta com o mirandelense Ricardo Vieira e mais três elementos - Edgar Gomes (violino), José Miguel Freitas (viola) e Maria Nabeiro (violoncelo) - oriundos de Lisboa, Porto e Braga, ganhou o Prémio Especial pela melhor interpretação de uma peça contemporânea com a obra “Gravitating in Space” do compositor israelita, Hed Bahack, na Karol Szymanowski International Music Competition, na Polónia.
Ricardo Vieira não esconde a satisfação e alguma surpresa com a distinção. “Quando vamos a um concurso, ambicionamos sempre ir o mais longe possível”, admite. “Aqui, conseguimos chegar até às semifinais, tivemos um bom feedback do júri em relação a esta peça, mas não estávamos à espera do prémio, mas ficámos mesmo contentes por ter recebido”, confessa.
O Quarteto Quíron foi formado em 2020, em plena pandemia da Covid-19, mas “até foi bom”, revela Ricardo. “Tínhamos mais tempo e o trabalho do quarteto requer muito tempo e muita paciência, principalmente no início. E foi bom começar no meio da pandemia porque tínhamos bastante tempo para estarmos juntos e para começar a desenvolver a formação de quarteto. E agora surgiu esta grande aventura de participarmos neste concurso internacional”, refere.

Assinaturas MDB