Bragança

Classic Fest com casa cheia na terceira edição

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-10-12 11:23

Afinal, o público brigantino também é adepto de música clássica. Isso mesmo ficou comprovado ao longo de uma semana de Classic Fest, a terceira edição do festival de música clássica, que teve casa cheia e fila de espera para bilhetes, com cerca de 2500 espectadores presentes.

“ Tivemos casa cheia, auditórios esgotados em sete espetáculos, quatro no Teatro Municipal de Bragança, três em igrejas mais simbólicas da cidade, com público que correspondeu ao desafio de forma esmagadora.

Foi uma aposta ganha”, sublinhou Cristiano Cunha, diretor do Teatro Municipal de Bragança.

O mesmo responsável considera que foi “uma terceira edição, que se consolida, e que consolida este festival no panorama nacional e internacional, com cerca de 2500 espectadores”.
Para além de concertos, decorreram masterclasses no Conservatório de Música e Dança de Bragança e ainda um ensaio aberto, com todos os alunos que quiseram assistir, no dia da abertura.

“Seguramente que é para continuar. Quando fazemos com qualidade, as pessoas respondem de forma muito positiva”, frisou Cristiano Cunha.

O responsável pelo TMB confessou-se mesmo “surpreendido” com a adesão massiva dos brigantinos. “Sim. Desde o primeiro Classic Fest tivemos sempre salas esgotadas. Isto é uma coisa extraordinária. Poderíamos pensar que não há público para a música erudita no nosso território mas a verdade é que temos público residente e muitos visitantes.

Tive oportunidade de conhecer muitos visitantes da Áustria, da Alemanha, Espanha, França, que nos visitaram e vêm especificamente nesta altura porque é um evento já consolidado”, sublinhou.

Catarina Borges, de 13 anos, é aluna do Conservatório de Bragança e uma repetente do Festival, para o qual trouxe os pais.

“Toco piano e gosto de música. Já vim noutras edições. Foram boas, gostei. É importante trazer este tipo de música a Bragança porque não há eventos destes ao longo do ano”, sublinhou.

Por isso, o presidente da Câmara de Bragança mostrava-se satisfeito com a edição deste ano.

“Temos vindo a assistir, ao longo da semana, a ótimos concertos, com grandes artistas. Balanço é muito positivo, tendo em conta a afluência de público.

As pessoas estão predispostas e disponíveis para este tipo de música. Vai ter continuidade para o futuro.

O município reconhece a importância da música também pela forma como conseguimos levar este tipo de música ao público em geral e ao Conservatório. Temos conseguido envolver a comunidade, sobretudo a comunidade estudantil”, disse.

Assinaturas MDB