Diocese

D. José Cordeiro é o delegado nacional de Portugal nos Congressos Eucarísticos internacionais

Publicado por AGR/SDCS em Sex, 2018-11-09 12:18

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) delegado nacional de Portugal nos Congressos Eucarísticos internacionais.

"Acolhi com alegre humildade este serviço", destaca o bispo transmontano que esta semana, de 8 a 10 de novembro, participou na Assembleia Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (PCCEI) em Roma, onde foi convidado a apresentar um síntese do IV Congresso Eucarístico Nacional «Viver a Eucaristia fonte da Misericórdia» que teve lugar de 10 a 12 de junho de 2016, no Santuário de Fátima.

Em Roma estiveram reunidos mais de 100 pessoas, membros dos PCCEI e Bispos delegados nacionais provenientes de 75 países dos 5 continentes.

À frente dos destinos da Diocese de Bragança-Miranda, desde 2011, o Prelado é também Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade. Em 2016 foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. É também membro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal, desde 2017.

Representará agora a CEP, em 2020, no 52º Congresso Eucarístico Internacional, em Budapeste, na Hungria, de 13 a 20 de Setembro, sob o tema "As minhas fontes estão todas em Ti" (Sl 87,7).

Assinaturas MDB