Bragança

Talhante reformado condenado condenado a 5 anos e oito meses de prisão por tráfico de droga

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2024-03-13 14:25

Foi condenado hoje, pelo Tribunal de Bragança, a cinco anos e oito meses de prisão, o antigo talhante de Mirandela, acusado pelo Ministério Público de se dedicar à plantação, preparação e venda de canábis a consumidores em Trás-os-Montes,
Aveiro e Porto.
O Ministério Público requereu o arresto de um apartamento do reformado, localizado em Mirandela, para garantir que o pagamento da perda ampliada de vantagem de 68 mil euros, valor que terá lucrado com o tráfico, sendo considerado um valor patrimonial incongruente. Todavia, o tribunal entendeu que está em causa está apenas a quantia de 38 mil euros.
O ex-talhante, com 71 anos, sentou-se no banco dos réus acusado de um crime de tráfico agravado, mas o coletivo de juízes do Tribunal de Bragança considerou que não obstante a conduta do arguido ser grave, de ter ocorrido durante muitos anos, de ter manejado muita quantidade de canábis, não praticou o crime em circunstâncias agravantes. Além disso, durante o julgamento o arguido confessou parcialmente os factos, assumiu responsabilidades, tem bom acompanhamento familiar, continua a ter boa imagem social e juízo autocrítico.
Os outros dois arguidos do processo, um pintor da construção civil de Mirandela, com 46 anos, e um empresário de Aveiro, de 40 anos, foram condenados a penas de um ano e seis meses de prisão suspensas, e terão de fazer tratamentos de desintoxicação. Ambos são suspeitos de se dedicarem à revenda da cannabis plantada pelo reformado.
O negócio foi desmantelado numa megaoperação da GNR de Mirandela, em outubro de 2022, que permitiu a apreensão de 27 quilos de canábis, o equivalente a cerca de 11 mil doses individuais, oito armas de fogo, quatro armas brancas, cerca de 2600 euros em dinheiro, 105 euros em notas falsas, duas
viaturas, duas câmaras de vigilância e diversos objetos e produtos para produzir, preparar e acondicionar canábis.

Assinaturas MDB