Igreja // Miranda do Douro

Festa da Amizade de Miranda ajudou a fortalecer laços

AGR em Qui, 13/06/2013 - 12:57

Mais de meio milhar de pessoas participou no Dia da Amizade do concelho de Miranda do Douro, que voltou a fazer a festa no santuário de N. Sra. do Naso, na Especiosa, para ajudar a quebrar os efeitos do isolamento.
Um convívio promovido pela autarquia de Miranda do Douro e que contou com a presença do bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
“Enquanto que em Fátima acontece a peregrinação nacional das crianças, aqui acontece a peregrinação do concelho de Miranda do Douro das pessoas mais idosas e isso reflete a nossa realidade. Mas é importante que se faça porque é naquilo que são os ideais desta festa da amizade para que a relação entre as gerações aconteça. Temos de agradecer o dom da vida das pessoas mais idosas e aprender com elas. Não é por mero assistencialismo ou para lhes proporcionar uma festa. É, sobretudo, para tomar ainda mais consciência do povo que somos e aprender com os mais velhos, que têm mais vida vivida. É como o vinho generoso, quanto mais antigo, melhor é, porque o coração nunca envelhece. Somos uma só família e é na relação de uns com os outros que podemos crescer e repensar o próprio Nordeste Transmontano”, frisou D. José Cordeiro.
O encontro teve música, animação e, claro, o almoço-convívio que juntou todos à mesma mesa. “Juntamos aqui todas as freguesias e as aldeias todas do concelho, o que nos permite estar próximos dos problemas e das necessidades. E acabam por reencontrar as pessoas que não vêem durante todo o ano. Estamos a contribuir para a amizade e para as boas relações para as pessoas. É com este tipo de atividades que unimos as pessoas”, explicou Artur Nunes, presidente da Câmara de Miranda do Douro, que fez questão de deixar uma palavra de esperança aos participantes. “Cada vez precisamos de mais apoio, mais união e proteção social. Estamos preocupados em estarmos mais próximos das pessoas idosas”, sublinhou o autarca.
(Artigo completo disponível para utilizadores registados)