Celebrar o ENCONTRO!...

Num mundo onde não é fácil promover a convergência positiva e a união significativa, em que, muitas vezes, as pessoas se identificam sem se conhecerem e vivem sem harmoniosamente conviverem, torna-se importante criar condições e empreender realizações que potenciem o “ENCONTRO” e o salutar convívio, num contexto de vida ativa, decorrente uma ação criativa e participativa, que se dirija ao coração das pessoas, sobretudo idosas, as alegre, as conforte e encha de paz.
Foi precisamente nesta perspetiva e com objetivo de contribuir para o conhecimento na participação e na CELEBRAÇÃO, que, na sequência de um desafio conjunto, apresentado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios, Frieira, e Junta de Freguesia de Macedo do Mato, ao Projeto CLDS 3G de Bragança, muito reconhecido pelo seu dinamismo e intervenção social, que se abrange várias instituições  e entidades locais, vai ser possível levar por diante a realização do I ENCONTRO DE IDOSOS da Unidade Pastoral de Santa Maria do Sabor.
Tratando-se de um projeto inédito, ambicioso e inovador, estes predicados determinaram uma série de reuniões de agilização  e de planificação onde, voluntariamente, se envolveram 11 entidades empenhadas em fazer deste encontro um modelo de proximidade e combate ao isolamento e solidão do idoso, numa perspetiva de promoção de ações socioculturais que incentivem o envelhecimento ativo e participativo.
 
Sendo certo que cabe importante/determinante papel, nesta realização, no âmbito logístico e financeiro, à Junta de Freguesia de Macedo do Mato, a que preside o dinâmico, Manuel Crisóstomo, interessa salientar a eficiente operacionalidade, no que toca à dinâmica organizativa, da equipa do CLDS G 3 de Bragança, que desenvolveu uma interessante intervenção de sensibilização e proximidade, sobretudo no que diz à motivação e interação dos respetivos Centros Sociais Paroquiais e Juntas de Freguesia daquela área geográfica, que manifestaram predisposição para o efeito.
 
Naturalmente que, sendo a instituição mais importante e emblemática do concelho, também a Câmara Municipal de Bragança participa de forma ativa neste singular evento social e cultural.
O voluntariado também tem aqui uma ação importante, salientando-se a os casos, dos Bombeiros Voluntários de Izeda, da Delegação da Cruz Vermelha de Bragança, do Grupo de Jovens dos Convívios Fraternos e do Grupo de Cantares Terra Firme (Bragança) entre outras colaborações desinteressadas, disponibilidade que será sempre de realçar. É que toda a colaboração na participação se torna significativa, quando de empenhamento positivo e de BOA FÉ é realizada e transmitida.
A presença de D. António Montes Moreira, anterior Bispo de Bragança, que se desloca, propositadamente, para presidir às Celebrações Religiosas, engrandece o “ENCONTRO”, conferindo e reforçando o verdadeiro espírito de Fé, até porque se inicia com a Celebração Eucarística, seguida de Procissão.
Assim sendo, não tenho dúvidas que estão reunidas condições para que a tarde do próximo Domingo, dia 15 de Maio, com um interessante e apelativo programa, a ter início, a partir das 14.00 horas, constitua um marco histórico na VIDA da Unidade Pastoral de Santa Maria do Sabor e uma satisfação especial para todos quantos contribuíram se empenharam nesta tarefa e não ficaram de “braços cruzados”.
Tanto na vida pessoal como na representatividade institucional, não devemos ficar indiferentes, mas sim tornamo-nos interventivos e participativos na promoção do bem-estar e alegria das nossas gentes.