Lasanha de beringelas e ovos cozidos

Por vezes olhamos para alguns produtos que hoje nos aprecem nas prateleiras dos supermercados e achamos que foram de criação recente e no entanto estes produtos são de criação divina e tantas vezes usados na nossa gastronomia e esquecidos durante seculos. Em escritos do seculo XVII encontramos nas descrições dos produtos plantados de muitos mosteiros portugueses beringelas que eram usadas bem como ervas aromáticas que hoje parecem ser aparições de programas culinários mediáticos. Basta por vezes estar olhar , estar atento para a terra que nos rodeia,  para as valetas , pelos caminhos que percorremos, hoje, é verdade ,com mais dificuldade pois dentro do carro e á velocidade com que vivemos nem tempo nos sobra para comtemplar a Criação.
 
100 g de beringela
1 cl de azeite 
50 g de polpa de tomate
60 g  cebola roxa
4 ovos cozidos
30 g de azeitonas pretas sem caroço e fatiadas
40  g de queijo das ilhas de São Jorge  
20 g de Manjericão 
q.b. Sal marinho 


Corte a beringela no sentido do comprimento, leve um tacho com água temperada com sal e depois de levantar fervura cozinhe as fatias de beringelas cerca de três minutos, retire da água e deixe-as escorrer bem.
Leve ao lume uma caçarola com a cebola picada em azeite, deixe alourar, coloque os ovos cozidos picados grosseiramente, deixe refogar um pouco e junte a polpa de tomate, acrescente as azeitonas picadas e tempere de sal e pimenta retire do lume e envolva o manjericão picado.
Num recipiente de ir ao forno coloque uma camada de ovos , outra de beringelas um pouco de queijo e repita até terminar sendo que a última camada deve ser de queijo.
Leve ao forno a gratinar.