NATAÇÃO

Título mundial passou por Bragança

Publicado por AGR em Qua, 2024-02-21 18:05

Chama-se Tiago Barbosa, é investigador e pró-presidente do Instituto Politécnico de Bragança e um dos responsáveis pela nova estratégia da Federação Portuguesa de Natação que levou Diogo Ribeiro ao título mundial de 50 metros na passada segunda-feira (12).

Colaborador da FPN desde 2013 e membro da comissão ciência e tecnologia desde esse mesmo ano, liderou o processo de desenvolvimento do modelo de ensino da FPN (base da pirâmide) em 2015 no âmbito do programa Portugal a Nadar.

Natural do Porto, Tiago Barbosa está radicado em Bragança desde 1998. Foi um dos co-autores do modelo operativo da formação a longo prazo da natação portuguesa em 2016 (plano estratégico de desenvolvimento da natação portuguesa) e é Diretor da
formação para o alto rendimento, controlo e avaliação do processo de treino desde 2020: desenvolvimento e implantação de políticas de inovação baseadas em evidência científica e promoção de recursos humanos multidisciplinar altamente qualificados.

Sobre os resultados agora conseguidos, entende que “sendo o vice-campeão do mundo era uma ambição”. “Mas esta é uma prova tão curta e rápida que os detalhes determinam tudo. Não há espaço para erros”, sublinha o investigador, ao Mensageiro.

Sendo ano de Jogos Olímpicos e tendo Diogo Ribeiro presença assegurada, todos os olhos estão virados para o nadador português. Mas Tiago Barbosa lembra que “o grande objetivo é Los Angeles 2028”. “Paris 2024 é de aprendizagem, estar num
ambiente diferente de tudo o resto é dar o melhor. Ainda falta o Diogo nadar as provas em distância olímpica em Doha. Aí teremos uma visão mais concreta do que pode acontecer em Paris”, concluiu.

Assinaturas MDB