A opinião de ...

Matematicamente pensando

VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
Num mundo global em que nos encontramos, em que todos interagimos com todos, importa valorizar os aspetos que podem motivar e dar força ao país e a cada uma das suas partes. Sem dúvida que tudo é relativo e cada acontecimento deve ser observado em função do contexto onde se insere. Assim, é indiscutível que o facto de Portugal ganhar o Euro, elevou o ânimo dos portugueses e ajudou a projetar Portugal no mundo. Esta vitória e as suas consequências eram suficientes para desenvolver esta reflexão e com certeza poder trazer novas dimensões à vitória conseguida em futebol, mas a esse acontecimento, que considero da maior importância, já foi dado o devido e merecido destaque.
Hoje, prefiro enfatizar o VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, um evento organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança, nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2016. Destaco este congresso pela sua importância científica, pelo número de participantes, pelos países que envolveu, pelo envolvimento de algumas câmaras do distrito e pelo grau de satisfação espelhado na face dos que nele participaram.
Dos aspetos mais relevantes do congresso destaco: a Comissão de Honra, Professor Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, e os Professores Domingo Gallego e Catalina Alonso, professores Catedráticos da Universidade de Ensino a Distância de Espanha, com sede em Madrid, a comissão Organizadora constituída por 11 investigadores dos quais destaco Luisa Miranda, Paulo Alves e Carlos Morais; a Comissão Científica constituída por 125 investigadores de vários países, aos quais coube avaliar mais de 550 propostas de comunicações orais; e 360 participantes de 17 países: Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Itália, México, Moçambique, Peru, Portugal, Porto Rico, Reino Unido e Suécia.
Em termos científicos os principais temas abordados foram Estilos de Aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, e Educação e Inovação. A divulgação e reflexão acerca destes temas desenvolveu-se a partir de três Conferências Plenárias proferidas pelos Professores Catedráticos Domingo Gallego e Catalina Alonso, UNED-Espanha, Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta-Portugal, e François Marchessou, Universidade de Toulouse, França; sete painéis que envolveram 28 especialistas; 302 comunicações orais; e 18 pósteres, integradas em livro de atas com mais de 3000 páginas.
No congresso participaram docentes de todos os níveis de ensino e de varias especialidades, nomeadamente Educação Pré-Escolar, Educação Básica, Ensino Secundário, Ensino Profissional e Ensino Superior, o que evidencia a importância atribuída às metodologias de ensino baseadas na teoria dos Estilos de Aprendizagem para todas as áreas, níveis de ensino e culturas.
Saliento, também, a componente social do congresso, na qual teve lugar a colaboração das Câmaras Municipais de Bragança, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Moncorvo, Vimioso e Vinhais que apoiaram o congresso com o que têm de mais simbólico e ao mesmo tempo puderam projetar no país e no mundo alguns dos seus produtos, os quais foram amplamente apreciados por todos os participantes no Congresso. Também é de referir o papel relevante na componente cultural do Professor Vasco Alves, com dois momentos musicais de elevadíssima qualidade, o Coro da Escola Superior de Educação, os caretos de Grijó, a Rauss Tuna do IPB, e Rancho da Mãe D´Àgua de Bragança. Foi muito apreciada por todos os participantes uma receção no Castelo de Bragança, e por grande parte, mais de 150, depois de ter terminado o Congresso, uma visita ao Museu do Douro e um passeio pelo rio Douro, de barco, entre a Régua e o Pinhão.
Depois desta descrição, podemos perguntar, qual a sua importância? Penso que a principal importância assenta na valorização do conhecimento, na valorização das instituições da região e na valorização das pessoas que aqui vivem, pois trouxemos para a região um congresso mundial que se realiza de dois em dois anos, já vai na sua sétima edição e é a primeira vez que se realiza em Portugal, com ótimos resultados em termos científicos e colaborativos que de acordo com muitos dos participantes serão muito difíceis de ultrapassar, assim como bons resultados para a divulgação da cidade de Bragança e da região, pois contou com a permanência de mais de 350 visitantes durante cinco dias.

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3585

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