Igreja // II Jornadas de Liturgia da Diocese Bragança-Miranda

Concílio Vaticano II precisa de ser explicado

Ana Preto em Qui, 27/06/2013 - 15:55

Apesar de ter sido posto em prática o Concílio Vaticano II ainda não é compreendido por todos os católicos, defende o P. Bernardino Costa (OSB), conferencista das II Jornadas de Liturgia, organizadas pela diocese de Bragança-Miranda, que tiveram lugar nos dias 21 e 22 deste mês, em Bragança.
Porque as pessoas não compreendem os símbolos, os gestos, "a Palavra de Deus", nestas jornadas fez-se uma abordagem histórica da liturgia, desde os ensinamentos dos apóstolos e a entrada do cristianismo no Império Romano, até ao Concílio Vaticano II. Isto numa altura em que também se assinalam 50 anos desde essa grande reforma litúrgica que procurou nas fontes, na raiz, a prática que se vinha perdendo desde o século VI.
"Depois do tempo de Cristo, os apóstolos e a própria Igreja foram entrando nas diversas culturas e sobretudo na cultura romana. No início com muito fervor. A liturgia chega ao seu ponto alto no século IV, V. Depois, a partir do século VI, VII sétimo foi-se perdendo gradualmente", explicou o P. Bernardino Costa.

(Artigo completo disponível para assinantes registados)

Tags: