FUTEBOL

Bragança resiste com 10 jogadores e vence Dumiense no Municipal (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-09-30 18:37

O Grupo Desportivo de Bragança venceu, este domingo, no Estádio Municipal de Bragança, o Dumiense, por 2-1, num triunfo apertado onde os brigantinos jogaram em inferioridade numérica desde o minuto 20.

Antes do apito inicial, o Grupo Desportivo de Bragança prestou homenagem aos soldados da paz da região, que arriscam a vida diariamente. Foi também respeitado um minuto de silêncio em memória de João Rodrigues, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Lisboa.

A partida começou 'morna', com o Bragança a assumir o domínio do jogo frente a um Dumiense sem ideias, que tentava explorar o contragolpe.

Aos 20 minutos, a equipa de arbitragem, liderada por Telmo Paiva, mostrou o segundo cartão amarelo a Ruben Ferreira, que já havia sido advertido no minuto 10, resultando na sua expulsão.

Apesar de jogar com apenas 10 elementos, o Bragança manteve o controle da partida, adotando uma postura cautelosa para evitar as transições rápidas do Dumiense.

O árbitro Telmo Paiva voltou a ser o protagonista ao expulsar o treinador do Bragança, Nuno Gonçalves, e o Diretor Desportivo do Dumiense, Jorge Ferreira, após uma troca acesa de palavras, aos 39 minutos.

Quatro minutos depois, o Bragança conseguiu marcar, com Danny a cabecear com precisão, desviando um canto de Nuninho, colocando os locais em vantagem.

No segundo tempo, a dinâmica manteve-se semelhante, com o Bragança a ser mais assertivo, explorando a velocidade dos extremos Cazares e Danny.

No entanto, aos 72 minutos, o Dumiense igualou a partida por Igor, que aproveitou um cruzamento de Pinheiro.

Nos minutos finais, aos 88, o Bragança garantiu a vitória e a continuidade na liderança isolada, com um golo do capitão Capelo, que converteu uma grande penalidade, após um derrube de Areias sobre Cazares.

Nas ‘entrevistas rápidas’, Nuno Gonçalves expressou a sua satisfação pela resiliência da equipa. “Manter a liderança é merecido pelo que estes jogadores têm feito. Provaram mais uma vez o seu carácter ao jogar 70 minutos com apenas 10 jogadores, após a expulsão do Ruben. Mostraram a sua capacidade de trabalho, tal como fazem durante a semana. Sabemos que estes momentos não vão acontecer sempre, mas continuamos a ultrapassar as nossas etapas.”

Quanto à sua expulsão, Gonçalves admitiu que teve um comportamento excessivo. “Fui bem expulso, tive uma atitude que não deveria ter com o banco adversário e já pedi desculpa ao plantel”, lembrando que “a restante equipa técnica é mais do que capaz para assumir o lugar na minha ausência.”

A vitória assegura ao Bragança a liderança da Série A, com um total de 13 pontos em 5 jogos disputados. 

Na sua estreia como treinador principal do Dumiense, sucedendo a Zequinha, Vítor Sá Pereira sublinhou que o jogo foi decidido em pequenos pormenores. “Defrontámos uma boa equipa, que não está em primeiro lugar por acaso, mas trabalhámos arduamente durante a semana para lutar pelo resultado. O jogo acaba por ser decidido em detalhes, onde os lances de bola parada ditaram a vitória do Bragança. Acreditava que era possível vencer em Bragança, mas não posso apontar nada aos meus jogadores, que lutaram com todas as suas forças para conseguirmos pontuar.”

A equipa de Dume é atualmente a 'lanterna vermelha' da Série A, com apenas 1 ponto, tornando o desafio ainda maior para o novo técnico. “A situação não é fácil, mas acredito que, com a atitude demonstrada, poderemos alcançar o nosso objetivo de manutenção,” afirmou.

Fotos: Guilherme Moutinho

Campeonato de Portugal Série A: resultados, classificação e próxima jornada

 

Assinaturas MDB