A opinião de ...

A festa da Visitação da Virgem Santa Maria celebrava-se a 2 de julho, mas foi antecipada para 31 de maio pelo novo calendário, ficando assim entre a solenidade da Anunciação [25 de março] e o nascimento de São João Batista [24 de junho], no último dia do mês de Maria.
A Festa da Visitação começa a ser celebrada no século XIII, pelos Franciscanos. O Papa Bonifácio IX [1356-1404] introduziu-a no calendário universal da Igreja.

Qui, 2021-01-21 12:16

também colaborador deste jornal, Sr.

Qui, 2021-01-21 12:00

No início dos anos 80, sendo presidente da Câmara de Vila Real, Dr, Armando Moreira, o Aeródromo da nossa terra começou a ter alguma visibilidade pelo interesse demonstrado com as carreiras da TAP Regional, as quais começaram a ligar as cidades de Bragança, Vila Real e Viseu até Lisboa, criando nos Vila-Realenses expectativas quanto à utilidade do nosso Aeródromo, face à sua utilização em termos comerciais.

Qui, 2021-01-21 11:57

A DECO conhece bem as dificuldades dos consumidores portugueses em manter uma temperatura agradável em casa e conseguir pagar as faturas de energia. A pobreza energética atinge cerca de 10% da população da UE e resulta da combinação de três fatores: rendimentos baixos, faturas de energia elevadas e edifícios ineficientes.
Se a casa estiver muito fria e húmida, as paredes podem desenvolver mofo, o que pode afetar negativamente a sua saúde. Por isso, deixamos algumas dicas para controlar a temperatura do espaço e, ao mesmo tempo, controlar os gastos em eletricidade:

Qui, 2021-01-21 11:56

Max Weber traçou três qualidades determinantes do Homem político: paixão, sentido de responsabilidade e sentido de proporção. Com certeza que a maioria de nós reconhece que Angela Dorothea Kasner Merkel, Chanceler da Alemanha desde 2005, pelo partido União Cristã Democrata – CDU, tenha sido quem mais as evidenciou no dealbar deste séc. XXI, constituindo-se como uma das personalidades mais marcantes e com mais influencia na Europa e do mundo.

Qui, 2021-01-21 11:44

O meu amigo Doutor Telmo Moreno convidou-me a integrar a lista à Assembleia Municipal de Bragança, aceitei de imediato. A razão do meu entusiasmo tinha duplo fundamento, por um lado extravasar naquele órgão autárquico tudo quanto vinha escrevendo no jornal então dirigido pelo Dr. Guedes de Almeida, pois não me conformava com o piedoso epíteto de a cidade ter passado a ser conhecida como Brandoa do Norte. Por outro contribuir para a sua reabilitação no âmbito das indústrias da cultura área onde trabalhava em vários projectos.

Qui, 2021-01-21 11:43

Numa altura em que se vivem os piores dias de sempre em termos de contabilidade de casos e mortes provocadas pela pandemia que nos virou o mundo do avesso, não é fácil pensar que, findo o sofrimento, há de ficar tudo bem. Mas sim, vai ficar tudo bem.
Ao longo da História da Humanidade, o Homem viveu momentos mais ou menos trágicos, mais ou menos duros, de grande prosperidade e de enorme carência. E não foi por isso que a vida deixou de continuar.

Qui, 2021-01-21 11:41

No dia 11 de fevereiro de 2018, nos 160 anos da 1.ª aparição da Virgem em Lurdes, o Papa Francisco fixou como memória obrigatória [m. o.] a “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja”, no Calendário Romano Geral [CRG], para que todos os anos se celebre, na segunda-feira depois de Pentecostes. Com esta atitude o Romano Pontífice quis favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos pastores, nos religiosos, nos fiéis e, na genuína piedade mariana. A sua determinação é clara: não esquecer a figura de Mulher [Gal.

Sex, 2021-01-15 17:04

No recente debate entre André Ventura e Vitorino Silva, o candidato de Rans iniciou a sua intervenção, retirando do bolso quatro pedras de diferentes tamanhos e cores, recolhidas pelo próprio numa praia de Peniche. O mar que é, tal como os outros elementos, democrático por natureza, trouxera-os de outras paragens depositando-os no mesmo lugar onde, há décadas, por causa da democracia, vários presos políticos tinham levado a cabo uma arrojada e corajosa fuga da prisão. A título de graça, um amigo meu terá dito que levou as pedras mas esqueceu a fisga. Não creio.

Sex, 2021-01-15 16:43

egundo o IPMA, o mês de dezembro, em Portugal continental, classificou-se como frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. Verificaram-se os seguintes valores médios da temperatura do ar, a temperatura média: 9.75 °C, -0.21 °C em relação à normal 1971-2000; temperatura mínima: 5.85 °C, -0.20 °C em relação à normal e a temperatura máxima: 13.66 °C, -0.23 °C em relação à normal.

Sex, 2021-01-15 16:36

em hoje, deprimido pelo passado que foi e na ansiedade do que há de ser. Paralelamente, olhamos para o presente como uma oportunidade de fruir o mais possível como se não houvesse amanhã, como se tudo se cingisse às vivências desenfreadas das emoções e das sensações corpóreas. Tudo muito poroso, na verdade...

Sex, 2021-01-15 16:35

Esta é uma crónica, infelizmente, anunciada.
Desde antes do verão que passou que se tem assistido a algum excesso de confiança das autoridades responsáveis que desembocou no segundo confinamento em menos de um ano.
No dia em que se cumprem exatamente dez meses desde o aparecimento do primeiro caso de covid-19 no distrito de Bragança, termina a pior semana destes dez meses, com mais de 800 casos novos, fruto, acreditam os responsáveis, dos ajuntamentos familiares por alturas do Natal.

Sex, 2021-01-15 16:34

Foi limitadamente retribuída a intervenção de João Paulo II no sentido de conseguir, depois da Guerra de 1939-1945, a criação de um diálogo inter-religioso para todas as religiões, a partir dos encontros de 1986-2002, que contribuíram, ainda assim, para a paz e o desenvolvimento sustentado. A expressão dessa vontade teve forma no que chamei a Nova Mensagem de Assis, porque foi nessa cidade santa que se iniciou, com grande diversão e variada participação, incluindo portugueses.

Qui, 2021-01-07 10:22

Enquanto a vacina chega e não chega, não folgam as costas.
As recontagens que as autoridades de saúde do distrito de Bragança têm feito nas duas últimas semanas mostram-nos um cenário provocado pela pandemia muito mais negro do que aquele que vínhamos seguinte diariamente. São quase mais meia centena de mortes contabilizadas nestas duas semanas, que deixam a taxa de mortalidade acima dos dois por cento.
Mas estes são os efeitos mais visíveis e negros da pandemia. No entanto, muitos outros efeitos ficam por se ver e são igualmente nefastos.

Qui, 2021-01-07 10:21

Sempre que, no fim de cada ano, cai a última página dos calendários que medem o tempo das nossas vidas, enquanto uns, duma maneira mais pragmática, dão graças a Deus pela graça de mais um ano já vivido, outros, talvez mais preocupados por se verem cada vez mais próximos do seu fim de linha, confessam-se amargurados por lhes restar menos um ano para viver, a verdade é que, pensando bem, o tempo é igual para todos e por isso:
- Sem saber como ou para onde, sem dar por ele, nos foge por entre os dedos o tempo que nos parecia eterno e, enquanto tal, nunca mais teria fim.

Qui, 2021-01-07 10:08

A memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria invocada com o título de «Rainha» celebra-se a 22 de agosto, antecedendo a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que encerra o ano litúrgico, no 34.º domingo do tempo comum, antes do 1.º domingo do Advento.

Qui, 2021-01-07 10:04

No dia 13 de Dezembro o Diretor Nacional da PSP (DN) foi recebido em Belém por S. Ex.ª. o Presidente da República, para fazer um balanço da actividade policial num ano de enorme exigência operacional. A notícia do momento era a demissão da diretora do SEF e a remodelação desta Polícia. O assunto foi também abordado na reunião.

Qui, 2021-01-07 09:59

Sem pretendermos defender o antigo regime, pois, decerto modo vivíamos com medo do fantasma político que Oliveira Salazar tinha de ser contra os que o opusessem.

Qui, 2021-01-07 09:58

Passadas as festas e entrados no novo ano, não sem antes se ter deglutido as tradicionais passas, qual gesto eivado de superstição e elo de intercessão para o favorecimento divino dos sonhos e anseios pessoais, familiares e comunitários, eis-nos novamente entregues às vicissitudes do devir existencial.

Qui, 2021-01-07 09:57

Cada início de um novo ano é uma oportunidade para fazer o balanço do anterior e dele retirar ensinamentos para lançar o próximo.
O ano de 2020 fica marcado pela pandemia que se espalhou pelo mundo. O vírus foi identificado em 2019, por isso a doença recebeu o nome de Covid-19. Os seus efeitos, contudo, fizeram-se sentir sobretudo em 2020. Este foi também o ano em que começou a vacinação, embora fique para os seguintes a resolução da mais grave crise sanitária, económica e social que já assolou a humanidade.

Qui, 2021-01-07 09:55