A opinião de ...

A memória facultativa do Imaculado Coração de Maria celebra-se no sábado, do 2.º Domingo a seguir ao Pentecostes, um dia depois da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A Igreja diz-nos que os dois corações são inseparáveis, onde está um, está também o outro e, que Maria nos leva sempre a Jesus. A teologia do Coração de Cristo ilumina a entrega ao de Maria.

Qui, 2020-10-15 10:32

No artigo do passado dia 1 de Outubro (A Doutrina Social da Igreja: a Nova Utopia? (1), MB 3801, p. 16), apresentámos uma síntese da Doutrina Social da Igreja (DSI).
Elencámos os seus fundamentos, a saber: dignidade do ser humano, bem comum, propriedade comum dos bens, solidariedade, subsidiariedade e participação. Há princípios que se nos afiguram polémicos. A propriedade universal dos bens é um deles.

Qui, 2020-10-15 09:42

A maldição que caiu sobre a estrada nacional Nº 218, especialmente sobre o troço de cerca de dez quilómetros que liga Vimioso e Carção, já dura à mais de um século e, se nada for feito para a esconjurar duma vez por todas, promete arrastar-se por, pelo menos, mais outro século, estrada esta que, como se de um filho não desejado se tratasse, nunca foi bem aceite e, manifestamente, foi sempre vista como um mal necessário, que se suporta mas nunca se ama.

Qui, 2020-10-15 09:39

O IPMA disponibilizou o boletim climatológico relativo ao mês de setembro, que confirma que se tratou de um período quente em relação à temperatura do ar e ligeiramente abaixo da média em relação à precipitação na nossa região. Em linhas gerais, o valor médio da temperatura máxima do ar, 28.23°C, foi 1.93 °C superior ao normal, sendo o 11º valor mais alto desde 1931 e 5º mais alto desde 2000, o valor médio da temperatura mínima do ar, 14.44 °C, também foi superior ao valor médio (+0.28 °C).

Qui, 2020-10-15 09:19

No tempo em que jogava póker aberto (sintético) no Clube de Bragança não conhecia (como desconhecia muitas outras coisas atinentes a tudo em geral e ao sisudo jogo em particular) a expressão cara de póker, até estou convicto de nenhum dos parceiros habituais (não revelo os nomes no fito de não ferir susceptibilidades familiares) a alguma vez a tivesse ouvido, muito menos empregue. Naqueles anos sessenta do século passado os jogadores no e do Clube eram atreitos a explosões de ira quando as malvadas cartas não dobravam e desbaratavam as caves dos apostadores.

Qui, 2020-10-15 09:18

Aproximam-se os últimos dois meses do ano, tradicionalmente de grande carga emotiva entre os fiéis.
Por um lado, a solenidade dos Fiéis Defuntos e o dia de Todos os Santos mexem com o equilíbrio de quem perdeu entes queridos e aproveita estes dias para um suplementar reavivar de memória - porque estas coisas nunca se esquecem.
Por outro lado, em dezembro assinala-se o nascimento de Jesus, no Natal. Uma data tradicionalmente de reunião familiar.

Qui, 2020-10-15 09:17

A solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria celebra-se a 8 de dezembro, após a da Anunciação do Senhor, a 25 de março.
Maria concebida sem mancha é antes de mais uma proposição da doutrina sobre a graça e sobre a redenção. Esta verdade dogmática da Imaculada Conceição lembra-nos que quando a teologia fala de «dogmas marianos», não o faz porque o conteúdo dos mesmos esteja relacionado com outro acontecimento, ou facto, que não sejam os «dogmas cristológicos» .

Qui, 2020-10-08 10:15

A DECO está preparada para trabalhar com as escolas DECOJovem (www.decojovem.pt) em qualquer que seja o cenário que se coloque, porque acima de tudo temos todos, uma boa capacidade de adaptação e somos muito resilientes na conquista dos nossos objetivos. São muitas as atividades de educação do consumidor previstas!
GREEN CHEF contra o DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Qui, 2020-10-08 10:10

No dia 22 p.p., a Diocese de Bragança, através da Comissão Justiça e Paz, promoveu uma videoconferência pelo Padre Doutor José Manuel Pereira de Almeida (JMPA), Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, sobre «Doutrina Social da Igreja» (DSI), que o conferencista prefere chamar «Pensamento Social Cristão». Procuramos aqui traçar as linhas de uma síntese de tal pensamento, na perspetiva de JMPA, com base nos elementos que ele forneceu. No próximo número/artigo, tentaremos uma análise crítica.

Qui, 2020-10-08 09:47

À falta de vacina, de imunidade de grupo e de tratamento eficaz é necessário adotar as melhores práticas para conviver com o coronavírus porque, independentemente dos resultados positivos obtidos, um pouco por todo o lado, está aí, não se foi embora nem está de partida. Estando posta de lado, e bem, a opção de confinamento total é necessário adequar a atuação à situação. O que, não sendo impossível, não é fácil. Há dois fatores nesta pandemia que dificultam muito a determinação das ações mais adequadas: o período de incubação e o elevado grau de contaminação.

Qui, 2020-10-08 09:45

Como em tudo na vida, para tudo se quer ter sorte, até mesmo, (acrescento eu), para ser uma estrada.
Para quem pensar o contrário, bastará conhecer a triste sina da vida atribulada dos malfadados 12 Quilómetros, (doze!) do troço da estrada nacional (!) Nº 218, construída para ligar a capital do distrito à cidade de Miranda, troço este que, depois dum difícil e heroico serpentear nas inóspitas e ingremes ladeiras que aconchegam o rio Maçãs no seu percurso belo-horrível, liga Carção à sua sede de concelho.

Qui, 2020-10-08 09:44

Neste contexto tão peculiar, tão diferente e tão incerto, o existencialismo humano assume redobrada importância e um renovado espaço reflexivo nos fóruns íntimos e sociais da pessoa e da comunidade.

Qui, 2020-10-08 09:37

“Cincuenta y un años repitiendo aquellas oraciones habían creado un automatismo que le permitía poner el pensamiento en otra parte sin dejar de rezar.”
Ramón J. Sender, Réquiem por un campesino español
“Réquiem por un campesino español”, de Ramón J. Sender, fui ua de las mies puortas d’antrada na lhiteratura espanhola. Lhembrei-me por estes dies deste lhibro i fui a saber del a la mie biblioteca. I alhá stan – cumo fago an quaije todos ls lhibros que leio - l die i la era an que l ampecei a ler: 06.04.1988. Yá fui ne l seclo passado, cumo se puode ber!

Qui, 2020-10-08 09:36

O mês de setembro trouxe-nos a realidade que todos temíamos e outubro está a servir para confirmar que não é apenas coincidência. A segunda vaga do novo coronavírus está mesmo entre nós e veio para ficar.

Qui, 2020-10-08 09:34

Nas últimas semanas, e não pelos melhores motivos, a aldeia de Carção que, já na década de sessenta, o escritor e poeta Manuel A. Ferreira, numa simples quadra, referia assim:
“Entre o Sabor e o Maçãs,
Santulhão e Argoselo,
Não lhe chamem só Carção,
Mas coração do concelho”,

Qui, 2020-10-01 10:26

A primeira representação imagética que me acode da Justiça é a da figura corpulenta, de olhos esbugalhados e mãos a denunciarem espanto, desespero e revolta do genial Orson Welles no filme inspirado na obra-prima de Franz Kafka, O Processo.

Qui, 2020-10-01 10:08

Hoje arranca o segundo mês do outono meteorológico e já posso fazer um balanço, ainda que provisório, de como foi o mês de setembro na nossa região.

Qui, 2020-10-01 09:48

A memória da Apresentação de Maria celebra-se a 21 de novembro, antecedendo a Apresentação de Jesus no Templo, a 2 de fevereiro. O Evangelho nada diz à cerca desta edificante história, narrada pelos escritos apócrifos de Tiago, do ano 200 DC. A falta de fundamentação bíblica e histórica faz com que esta celebração esteja no Calendário Romano apenas como “memória” , embora São Paulo VI lhe reconheça valor, porque “para além do dado apócrifo, propõem conteúdos de alto valor exemplar e dá continuidade a veneráveis tradições”.

Qui, 2020-10-01 09:47

Toda a gente tem um amigo Zé. Hoje vou falar-vos do meu.
O meu amigo Zé é uma pessoa preocupada com a sociedade. Gosta de ter um sentido crítico sobre aquilo que o rodeia. Mas, tal como manda a tradição portuguesa, deixa-se inquietar mais pelo pedação de líquido que habitualmente falta no copo do que se deixa alegrar pelo esforço despendido para o encher.

Qui, 2020-10-01 09:46