A opinião de ...

1 - ELES POR LÁ……
“Muitas vezes os governantes não vêm a realidade, o povo vive duma maneira e os que têm maiores responsabilidades políticas não vêm essa realidade” Prof. Marcelo R. de Sousa
“Há problemas estruturais graves e situações inaceitáveis” Dr. António Costa
“ Em 2017 todos os portugueses terão médico de família” idem
“Não me volto a comprometer” idem
“ Os enfermeiros (em greve) são criminosos e “Os médicos não são suficientemente resilientes” Ministra da Saúde.
2 - E NÓS POR CÁ

Qui, 2022-06-30 10:52

Escrevo-te pois esta é a melhor maneira de nos fazermos compreender [1], é uma forma de pensar [2]. Escrever não é agradável, é um trabalho duro, mas se não escrevo sinto-me perdido [3].
Com o verão não vem só as férias, e o tempo quente, fustiga-nos um tempo pastoral mais intenso, reforçado pelo trabalho que a pandemia [Covid 19] adiou. Regressam em força, após dois anos de forçado confinamento, as novenas, as festas, os batizados, as comunhões e, os casamentos adiados. Ainda assim, quantos projetos não ficaram pelo caminho?

Qui, 2022-06-30 10:48

Olossato, tabanca (aldeia) e aquartelamento da tropa portuguesa. Guiné, 1970, algures no centro do território. Animata é nome de mulher fula - uma das várias etnias guineenses. Senhora com cerca de 40 anos. Um dos filhos alistou-se no movimento libertador; outro permaneceu na tabanca controlada pelo Exército Português, alistando-se nas fileiras da tropa colonizadora. Como se sentiria esta mulher, perante um ataque ao aquartelamento? Um filho, eventualmente atacando as nossas tropas, outro, defendendo-as, em nome da pátria portuguesa…!

Qui, 2022-06-30 10:47

Se há dois mil anos houvesse eleições e se se disputassem de forma livre e democrática, ninguém teria dúvida que Jesus Cristo, caso Se tivesse submetido a um sufrágio eleitoral, teria tido, no Domingo de Ramos teria tido uma vitória retumbante, com esmagadora maioria de votos de tantos quantos residiam e chegavam, por esses dias, à Cidade Santa, para as comemorações da Páscoa. É verdade que, mesmo nessa altura já havia opositores e detractores da sua Boa Nova. Nada do que Ele fez ou disse, entretanto, modificou ou alterou a Mensagem que trazia e divulgava às multidões.

Qui, 2022-06-30 10:46

Os deputados à Assembleia da República aprovaram por unanimidade a transição para a discussão na especialidade do Projeto de Lei nº 809/XIV/2, apresentado por cidadãos e instituições, com vista à legalização e estabelecimento da possibilidade de os institutos politécnicos poderem ministrar doutoramentos (https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciati…) .

Qui, 2022-06-30 10:37

Nas últimas semanas, têm proliferado as notícias especulando sobre uma possível resignação do Papa Francisco, à semelhança do que fez o seu antecessor, Bento XVI.
A causa da especulação são as dificuldades de locomoção de Jorge Bergoglio (o nome do argentino eleito Papa em 2013), devido a um conhecido problema num joelho.
Que o Papa mancava, já não era novidade. Há muito que eram evidentes as dificuldades físicas do homem que representa Pedro entre o povo de Deus.

Qui, 2022-06-30 10:36

Aos 1042 elementos das Forças e Serviços de Segurança feridos em 2021 (há uma morte), conforme consta no RASI (pag. 120), o entrevistado deixou palavras de apoio em nome do governo. Disse que as agressões aos agentes de autoridade ofendem os valores democráticos de um estado de direito e violam os direitos. Contudo, deixou claro que a sua atuação, o uso da força, tem regras bem definidas e pauta-se pela observação dos princípios da adequação e da proporcionalidade.

Qui, 2022-06-23 09:22

Subitamente, de há uns dias a esta parte e, lamentavelmente, pelos piores motivos, o Serviço Nacional de Saúde saltou para as manchetes da comunicação social na qual, através de um autêntico tsunami de notícias, comentários, opiniões, críticas, apoios, ataques e defesas de todo o jeito e feitio, vindos um pouco de todos os quadrantes da nossa sociedade, está a ser posta em causa a sua própria razão de ser.

Qui, 2022-06-23 09:20

É conhecida a dificuldade que o Movimento dos Capitães de Abril teve para derrubar a ditadura – mesmo bastante minada e fragilizada, já sem qualquer apoio significativo. E é também conhecido como, ao mesmo Movimento, foi difícil gerir tudo quanto se seguiu, após o derrube.

Qui, 2022-06-23 09:19

O dia estava quente, São Pedro acompanhava Jesus Cristo nas suas jornadas na Terra Santa, quando viram uma ferradura meia enterrada na poeira do caminho. O Santo fingiu não a ver, o Mestre dobrou-se, meteu a mão no pó ardente, recolheu a ferradura.

Qui, 2022-06-23 09:15

Ficou famosa, há uns anos, a expressão “Para lá do Marão, mandam os que lá estão”.
Um ditado que expressava o isolamento a que a região de Trás-os-Montes foi votada durante séculos, muitas vezes quase esquecida pelo resto do país.
O progresso que se materializou na construção de autoestradas e do túnel que atravessou o coração da serra veio pôr alguma água nessa fervura, que forja o nervo dos que por cá estão.

Qui, 2022-06-23 09:14

Anotámos, em texto anterior, que Bragança, enquanto localização no sítio do castelo, nasce em 1130 com Fernão Mendes, no tempo de D. Afonso Henriques. Já a sua «Certidão de Batismo» foi passada em junho de 1187, através da Carta de Foral determinada por D. Sancho I. Estamos perante o primeiro foral atribuído a uma vila em Trás-os-Montes, cujo objetivo era, por um lado, a defesa territorial mediante a obrigação dos residentes em pegar em armas e, por outro, o seu povoamento, através da concessão de direitos e privilégios e de isenções fiscais, militares e judiciais.

Seg, 2022-06-20 12:19

1 - Nos últimos 2 anos e meio, a epidemia do Covid-19 colocou toda a Humanidade em sobressalto pelo seu alto índice de mortalidade e pelas sequelas que deixou em muitas das suas vítimas. Felizmente, a ciência conseguiu, num curto espaço de tempo, encontrar uma vacina que reduziu significativamente o seu índice de mortalidade. Mesmo assim, o número oficial de vítimas mortais, até 31 de Dezembro de 2021, aproximou-se dos 6 milhões. No entanto, um estudo da revista científica The Lancet, calcula que o número real de mortos, nesse período, seja de 18,2 milhões.

Seg, 2022-06-20 12:13

Reli aspetos da obra “Cultura – Tudo o que é preciso saber”, de Dietrich Schwanitz, ensaísta alemão (1940). O título parece-me excessivo, como se fosse possível envolver “tudo sobre cultura”, porque o fenómeno cultural é multivariado, popular ou erudito. Schwanitz faz uma viagem por diversos fenómenos da cultura europeia, por vezes muito documentado, outras com pincelando, outras esquecendo os contributos de portugueses que ousaram conhecer e espalhar culturas pelo Mundo. Não há despeito, mas, geralmente, somos esquecidos pela grandiloquência dos grandes nomes.

Seg, 2022-06-20 12:12

A Euribor tem estado em terreno negativo nos últimos 6 anos, mas a situação alterou-se e as previsões mais recentes indicam que poderá subir até ao fim de 2022 para 0,50% e para 0,90% em 2023.
Seja qual for o cenário as famílias devem estar preparadas para acomodar no seu orçamento eventuais subidas da Euribor.
Se tem crédito habitação com taxa variável siga os passos seguintes:

Seg, 2022-06-20 12:11

Na semana passada no programa da RTP3 Grande Entrevista, o jornalista e entrevistador Vitor Gonçalves teve como convidado o novo Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro. Admirei a coragem do Sr.

Seg, 2022-06-20 12:10

Depois de, na semana passada, ter passado para o público a informação da situação dramática que se vive num número demasiadamente grande dos serviços de obstetrícia e maternidades do Serviço Nacional de Saúde, é urgente que, finalmente, as autoridades competentes assumam as suas responsabilidades, se consciencializem da magnitude desta crise e, para a solucionar, decidam agir em conformidade.

Seg, 2022-06-20 12:09

O nosso dever é transmitir esperança mas não temos muito com quê a não ser com a fé num futuro melhor. Tanto em Portugal como no resto da Europa como ainda nos EUA, vejo demasiado desconcerto.
Em Portugal, o Governo parece já ter metido férias. Os problemas agravam-se, uns, como na educação e na saúde, e embrulham-se, outros, como na economia, no planeamento e na distribuição de competências entre administrações, vulgo descentralização. É inadmissível ter deixado chegar as questões da descentralização ao estado em que elas estão.

Seg, 2022-06-20 12:09

É bem provável que o envelope financeiro que o atual Orçamento de Estado destinou para as competências que pretende transferir para os municípios seja insuficiente para os encargos que as mesmas irão exigir dos cofres municipais.

Seg, 2022-06-20 12:07

O Governo do Partido Socialista viu o seu programa aprovado na Assembleia da República este dia 8 de Abril e será importante perceber quais as perspectivas do mesmo para o objectivo da Coesão Territorial, um dos desafios do país, do distrito de Bragança e de todo o interior.

Seg, 2022-06-20 12:07

Assinaturas MDB