A opinião de ...

Um mês e meio se passou desde a realização das eleições autárquicas e do autêntico terramoto político que se abateu sobre o PSD de Bragança.
Os efeitos do embate ainda hoje se fazem sentir em réplicas como a verificada na mais recente reunião da Assembleia de Secção Concelhia, no sábado, e que desenterraram mesmo algumas recordações do fundo do baú.
Outrora aliados, Hernâni Dias e Jorge Nunes estão, agora, em lados opostos da barricada e trocam acusações sobre as responsabilidades de cada um no resultado eleitoral.

Qui, 11/27/2025 - 10:15

QUESTÃO-“…o que ainda é possível fazer para que possamos aumentar o reembolso do IRS relativamente ao ano corrente…”

Qui, 11/27/2025 - 10:10

Fulminante mas perdurável. O novo álbum de Rosalía apanha todos, prevenidos e desprevenidos, e faz-nos voar para outra dimensão. Fortíssimo. Com uma música extraordinária, vozes e instrumentos autênticos, em cocktail com elementos electrónicos e techno, simbolismo das imagens dos videoclips, letras, duma genial poética e adesão à realidade – fazendo-as intemporais, tão íntimas! Emoção, indescritível, a despertar escondidos, profundos e esquecidos sentimentos.

Qui, 11/27/2025 - 10:03

Não é inocentemente que, perante o radicalismo paranoico que, passado meio século, ainda não quis ou não foi capaz de compreender e aceitar toda a importância que tiveram, tanto o 25 de abril de 1974, como o 25 de novembro de 1975, ambos vitais, ainda que em contextos diferentes, o primeiro para o derrube do regime totalitário e fascista e o segundo para travar a perigosa e perigosa deriva totalitária, ainda que de sinal contrário, capaz de por em sério risco o sucesso futuro da ação dos capitães de abril.

Qui, 11/27/2025 - 10:02

Poupar para a reforma é hoje uma necessidade urgente em Portugal. A esperança média de vida aumenta, mas o valor das pensões tende a diminuir, o que coloca em risco a qualidade de vida dos futuros reformados.

Qui, 11/27/2025 - 09:59

Hai uns tiempos zafiórun-me para falar, nuas Jornadas, subre ls lhaços antre las lhénguas i la pátria. Penso you qu’esse zafio haberá salido de l’eideia de ‘pátria lhenguística’, presente na conhecida fraze de Fernando Pessoa (Bernardo Soares), “la mie pátria ye la lhéngua pertuesa”. I la berdade ye qu’eilha yá fizo correr muita tinta, indas que, penso you, poucos conhéçan las outras palabras de l parágrafo adonde stá!

Qui, 11/27/2025 - 09:57

«Não faz sentido investir dinheiro público numa casa privada». Com estas palavras, o Eng. Jorge Nunes, Presidente da Câmara de Bragança [1998 a 2013], defendia assim, perante os jornalistas, o porquê de não se investir na casa do Abade Baçal [9-4-1865/ 13-11-1947].

Qui, 11/20/2025 - 11:04

No nosso último artigo (6 de Novembro) fizemos o enquadramento geral do «25 de Novembro».

Qui, 11/20/2025 - 11:00

Estou a imaginar o meu “velho” amigo e colega Marcolino, ali de S. Martinho de Angueira, Miranda do Douro, professor reformado do ensino primário, como se designava então – lembras-te, Marcolino?! – e cesteiro nas horas vagas, quando os vimes dão de si, e pauliteiro de verdade, e ator de cinema quando lhe acodem à porta a solicitar novidades, a sorrir e pensar: cá está o Paulo a brincar, utilizando uma palavra estrangeira. Tens razão, pois poderia escrever “rolar”! Mas sabes, Marcolino, utilizamos tantas palavras estrangeiras! Não temos nós uma língua que nasceu de tantas?

Qui, 11/20/2025 - 10:51

Um médico europeu, com reputação mundial, há pouco mais de um ano, quando trabalhávamos no orçamento que caberia à investigação de apoio à sua atividade, reclamou para si o título de melhor cirurgião na sua especialidade e, por isso, lhe eram devidas condições excecionais para a continuação do seu trabalho. Não tenho conhecimento suficiente (nem perto disso) para atestar ou contestar a sua afirmação.

Qui, 11/20/2025 - 10:50

Se tudo correr como previsto, e se para tal houver coragem, dignidade e sentido de estado da parte de todos os responsáveis políticos intervenientes neste processo, durante as duas próximas semanas, o Orçamento do Estado para 2026, já aprovado na generalidade, volta à Assembleia da República para, finalmente, ser discutido e votado na especialidade.

Qui, 11/20/2025 - 10:39

1. Teve o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, de Torre de Moncorvo, Prof. Miranda Rei, com apoio dos seus colaboradores, a amabilidade de me dirigir o convite para apresentar o meu livro “Encruzilhadas no Império” aos alunos do Secundário. Para mim, uma honra e um privilégio participar neste evento memorável, ao qual devotei o meu maior entusiasmo.

Qui, 11/13/2025 - 10:02

O projeto do Museu da Língua Portuguesa (MLP), já nos idos de 2020, teve a autoria e selo politico do anterior Presidente, Dr. Hernâni Dias.
Todos os membros do executivo, à data, sem exceção, foram entusiastas da ideia, por se entender constituir uma mais-valia e um polo de referência cultural a nível (inter)nacional, essencial para a dinamização económica e sócio-cultural de Bragança.
Porém, o Projeto, a sua ideia e projeção, não se confunde com o que foi, e é, a sua ineficiente execução material e questionável gestão técnica e política.

Qui, 11/13/2025 - 10:01

Num contexto em que o marketing influencia diariamente o que colocamos no carrinho de compras, torna-se essencial desenvolver um olhar crítico e fazer escolhas mais conscientes, baseadas em informação e não apenas em estratégias de publicidade.
Muitas vezes, não é o sabor que decide que alimentos compramos, mas sim a embalagem colorida ou o anúncio divertido que vimos na televisão ou nas redes sociais através de um influencer que seguimos.

Qui, 11/13/2025 - 10:01

(continuação na edição anterior)
Em 2013, para apoiar o candidato Júlio Meirinhos, demiti-me de militante do PSD. E essa condição mantenho-a hoje.
Sem qualquer ressentimento ou problema de consciência.
Alias, durante mais de 20 anos, fui alertando, publicamente, para os riscos que o PSD de Bragança corria se continuasse a deixar-se putinizar política e estratégicamente.
Os iluminados da ocasião apressavam-se a dizer de mim o que Maomé não disse do toucinho e continuavam a meter a cabeça debaixo da areia.

Qui, 11/13/2025 - 09:59

Como é normal, em consequência da recente aprovação na generalidade na Assembleia da República, do Orçamento Geral do Estado para 2026, está a decorrer o período regimental de tempo concedido aos deputados da Assembleia da República para analisar, discutir e votar todas as propostas de alteração ao texto já discutido e aprovado na generalidade, para entregar no plenário para discussão e posterior votação na especialidade, todas as eventuais propostas de alteração, que possam contribuir para a melhoria e concomitante aprovação por maioria deste importantíssimo documento para a governação d

Qui, 11/13/2025 - 09:33

Os últimos dias foram pródigos em trocas, com acusações de vira-casacas.
Isto porque um elemento da lista do Partido Socialista (aliás, o número dois) se incompatibilizou com a líder e acabou por passar à condição de independente, tal como o Mensageiro tinha revelado em primeira mão logo na semana seguinte às eleições.
Esse movimento, que a lei autárquica prevê, ameaçou minar a maioria histórica conquistada por Isabel Ferreira.

Qui, 11/06/2025 - 10:09

Quando olhamos através do para-brisas de um automóvel raramente pensamos na ciência e engenharia que o tornaram tão seguro e funcional. À primeira vista parece uma simples superfície transparente mas o vidro, que nos separa do vento, da chuva, etc., resulta de um século de inovação tecnológica.

Qui, 11/06/2025 - 09:49

No dia 12 de outubro, Bragança fez história. Pela primeira vez em vinte e oito anos, o Partido Socialista venceu as eleições autárquicas no município. A vitória foi clara, inequívoca, e coroou Isabel Ferreira como a primeira mulher a presidir à Câmara Municipal de Bragança, a primeira doutorada a ocupar o cargo e a primeira ex-governante a assumir funções de edil brigantina. Um triunfo, dir-se-ia, que marcava o fim de um ciclo e o início de outro. Só que, em política, o que começa em euforia raramente acaba em serenidade.

Qui, 11/06/2025 - 09:44

Tinha assumido que não iria comentar o resultado das eleições autárquicas.
Numa cidade infestada de muitos galardoados com o Nobel do chicoespertismo, do pedantismo, da petulância, do cinismo e do oportunismo, não posso (nem devo) assobiar para o lado.
De facto, há apenas 1 vencedora e 3 derrotados nestas autárquicas: a Prof. Drª Isabel Ferreira é, sem dúvida, a grande vencedora; o PSD e o PS são 2 derrotados. O 3º deixo aos leitores a capacidade de definir e escolher.

Qui, 11/06/2025 - 09:41

Assinaturas MDB