A opinião de ...

A nossa sociedade de hoje está, e cada vez mais, a ser mais massificada pondo-se de lado os valores humanos e os princípios éticos que nos foram ensinados pelos nossos ascendentes. Vivemos, cada vez mais, numa sociedade “descartável”, não só foi substituído o ser pelo ter, como, pouco a pouco, na vida só contam os números, como se um ser humano fosse um objeto que, uma vez usado, se deita fora…Vem isto a propósito de uma notícia que li há pouco tempo num jornal que leio habitualmente, e que tinha por título: “Casal de idosos morre afogado numa piscina”.

Qui, 2022-11-24 09:53

QUESTÃO:-“Como solicitar nova avaliação da casa de habitação com vista a diminuir o pagamento anual do I.M.I.…”

Qui, 2022-11-24 09:52

Nesse tresloucado tempo, estava a coordenar um acto formativo destinado aos elementos das Bibliotecas itinerantes, os quais vieram para um bom Hotel de Lisboa, a expensas da Fundação Gulbenkian depois de ter obtido a aquiescência do Administrador do Pelouro, o emérito professor doutor Ferrer Correia, bem como a concessão da verba necessária para o pagamento de todas as despesas com a organização do cursilho durante duas semanas, cujo custo total orçou a quantia de uns 600 mil escudos incluindo os «professores convidados», filósofo e professor de literatura clássica, o poeta e antigo Encarre

Qui, 2022-11-24 09:45

De novo convosco, estimados leitores, refletindo sobre a Transição Digital (TD), matéria que aparenta alguma aridez. Não é verdade que quotidianamente ouvimos falar de TD?
No texto anterior, lembro, referi que a TD é o processo de capacitação de pessoas e organizações fazerem o mesmo com menos recursos. É ambicioso o programa europeu e mundial de tornar o Homem capaz de fazer mais e melhor com vantagens significativas para o crescimento económico, conceito diferente de desenvolvimento humano, que é socialmente mais rico.

Qui, 2022-11-24 09:37

A situação já tinha precedentes, desde o longínquo filme documental “Trás-os-Montes” (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro, e da curta-metragem “Para Cá dos Montes” (1993), de Joaquim Pinto, entre outros, mas há uma curiosidade nova sobre esta região por parte de jovens cineastas.
Com efeito, em 2018, já se tinha estreado “Bostofrio”, de Paulo Carneiro, que acompanhava a viagem do realizador até à aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, para investigar o seu avô desconhecido.

Qui, 2022-11-24 09:31

Os consumidores não estão devidamente alertados para as consequências de uma eventual mudança para o mercado regulado do gás. É importante que o consumidor esteja ciente de que a mudança de comercializador no gás, mantendo o mesmo fornecedor na eletricidade, pode levar a penalizações por perda de descontos dados a contratos com os dois serviços em simultâneo.
Ao operar a mudança desta forma, a tarifa de eletricidade fica mais cara e, na verdade, o valor que vai ganhar por ter passado para o mercado regulado no gás natural, acaba por se perder.

Qui, 2022-11-24 09:23

Ainda está bem patente na memória dos brigantinos aquela noite em que, no governo de Cavaco Silva, as carruagens do comboio que servia o Nordeste Transmontanos foram carregadas e levadas a coberto da escuridão.
Durante anos, a aposta nacional foi no alcatrão das autoestradas, pondo de lado qualquer outra forma de mobilidade.
Enquanto isso, aqui ao lado, Espanha apostava nas duas, autoestradas e comboios.
Agora, volvidas décadas, Portugal, de repente, parece ter acordado e os projetos ferroviários parecem brotar como cogumelos.

Qui, 2022-11-24 09:22

Falecido a 13 de novembro de 1947, Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal, é figura de renome nacional e alma do ser e do saber que distingue as gentes transmontanas. A sua biografia, que atravessa os regimes da Monarquia Constitucional, da Primeira República e do Estado Novo, sendo sucessivamente agraciado por aquilo que designava «chocalhos» (condecorações), releva uma tal grandiosidade que só não ultrapassa a personagem porque esta assenta na simplicidade e humildade própria dos sábios e na nobreza de carácter que timbra os grandes senhores.

Qui, 2022-11-17 09:25

É preocupante a imagem da autêntica rebaldaria que a classe política, aos mais diversos níveis, despudoradamente, teima em construir e dar de si mesma, tornando cada vez mais difícil para quem elege continuar a acreditar seja em quem for, e muito mais difícil ainda, prever onde, como e quando irá parar esta perigosa e obstinada corrida cega até ao descrédito total das pessoas e das instituições que, irracional e criminosamente, teimam em só se preocupar com os seus interesses pessoais e de grupo, deitando para trás das costas o cumprimento da missão para que democraticamente, (dirão mui

Qui, 2022-11-17 09:17

O Mensageiro informa-me que este ano a colheita do pão de madeira é menor e está atrasada. Desde a escrita de um texto para o livro Maria Castanha da autoria do estimado amigo Jorge Lage que, nada tenho lido acerca do fruto de sentido castanha/castanha que, os bons dicionários de cores escalpelizam a preceito.
Nos países produtores de castanha, o fruto assumiu crucial importância no amenizar a fome ancestral de todos os deserdados, humilhados e ofendidos para lá das jocosidades derivadas dos seus efeitos

Qui, 2022-11-17 09:13

(Ye perciso ler i ye ourgente scribir)

Qui, 2022-11-17 09:11

cclesia, o Papa esteve reunido, sábado, com os membros do Dicastério para a Comunicação, e indicou que a comunicação é um “movimento criativo” e pediu que arrisquem “com os valores cristãos”.
“O comunicador deve sempre arriscar! Comunicação é movimento criativo e com os nossos valores! Não é rezar a novena, mas os valores cristãos! Arriscar com valores cristãos”, disse o Papa no seu discurso divulgado pela Santa Sé.

Qui, 2022-11-17 09:10

I s’un home d’outra lei se tornar Cristiano, i algun l chamar marrano, que pague dieç mil maravedis pa la nuossa Cámara i outros tantos al queixoso ”.
(Leys del Rey don Felipe Segundo)

Qui, 2022-11-17 09:10

mental numa sociedade democrática e pluralista como a nossa, por isso não percebo a pouca importância que lhe é dada, como podemos observar pelas políticas que lhe são atribuídas, pelo baixo estatuto dado aos professores, pelo reduzido “investimento” feito e pelo “estado” de algumas das nossas escolas. Cada vez há menos professores, como se pode ver, pelos alunos que não têm todos os professores a todas as disciplinas e pelo crescente pedido de aposentação de milhares de professores ainda no ativo.

Qui, 2022-11-10 11:16

A democracia é uma construção da vontade. A democracia tem de ser desejada para ser possível e o amolecimento da vontade é um dos fatores da sua degradação que origina a ascensão do populismo nas suas várias formas.
A indiferença ou a simples lamentação e queixume, comportamentos de passividade e marca registada dos tempos hodiernos, empobrecem o nosso sistema democrático.

Qui, 2022-11-10 09:28

s eleições para a Federação Distrital do Partido Socialista, que aconteceram na passada sexta-feira, vieram ajudar a clarificar aquilo que será o futuro da região no futuro a médio prazo.
Mais do que a vitória de Berta Nunes, num dos mais participados atos eleitorais entre as hostes socialistas na região, foi a porta que se abriu, nessa mesma noite, a uma eventual candidatura de Sobrinho Teixeira à Câmara de Bragança.

Qui, 2022-11-10 09:26

À conta da pandemia Covid-19 e da guerra russo-ucraniana, parece que os demais problemas desapareceram! Porém, a vaga de refugiados que do Norte de África afluem à Europa comunitária desde 2015 é realidade presente, tal como o morticínio que tornou o Mediterrâneo num caixão de águas profundas. Mais de 70 mil pedidos de asilo só em julho deste ano, com igual número de pedidos em três meses consecutivos.

Qui, 2022-11-03 09:47

No passado dia 25 deste mês de outubro, no auditório da Sociedade Portuguesa de Autores foram apresentados publicamente os vencedores dos prémios PEN relativos às obras publicadas no ano de 2021. Junto à mesa de presidência da cerimónia estava, como habitualmente, uma cadeira vazia, simbologia que o PEN instituiu e mantém para homenagear os escritores que, por esse mundo fora, são vítimas de discriminação, coacção, repressão e outros abusos intoleráveis que lhes são infligidos pelo facto singelo e humano de, sendo escritores, escreverem de forma livre e responsável.

Qui, 2022-11-03 09:21

Tanto ao nível europeu como mundial, a segurança em Portugal é uma referência, como os indicadores mais credíveis têm vindo a demonstrar nos últimos anos, colocando-nos no topo dos países mais seguros. Nada têm beneficiado os polícias com o excelente trabalho de serviço público prestado aos portugueses e a todos aqueles que nos visitam para efeitos de lazer e diversão, os turistas, e também àqueles que escolhem Portugal para recomeçar a sua vida, provenientes de diversas origens e pelos mais variados motivos: migrantes, refugiados, reformados, etc. Porquê?

Qui, 2022-11-03 09:19

A chuva, depois de ter andado arredia do nosso convívio durante tanto tempo, cuja falta dela estava a tornar-se dramática e a causar prejuízos astronómicos, em toda a atividade económica do país, muito difíceis de avaliar no imediato os quais, como é evidente e por razões óbvias, afetaram e, inevitavelmente, continuarão a afetar severamente e por muito mais tempo ainda, todos os setores a atividade agrícola, como uma bênção caída dos céus, para gáudio e algum alívio, especialmente das pessoas que vivem mais ligadas e dependentes da vida nos campos, voltou a cair com alguma regularidade e

Qui, 2022-11-03 09:16

Assinaturas MDB