A opinião de ...

Nestes últimos 20 anos, a província de Trás-os-Montes tem sido activada por vários agentes de mobilidade, dos quais o aeronáutico, aparece com grande realce.
De facto, os aeródromos de VILA REAL, Bragança, Mogadouro, Mirandela, e mais tarde o da Chã em Alijó passaram a ter uma visibilidade no desenvolvimento dos transportes na Região.

Qui, 2021-06-17 14:28

Eis-me em Londres e, a seguir, Newcastle – obrigações de avós. Tivera eu a verve do nosso Eça e aventurar-me-ia a aprofundar alguns aspetos destas duas cidades; dominara eu a historiografia inglesa, e atrever-me-ia a escrever algumas crónicas. Usarei de temperança. Deixo apenas algumas notas que decorrem das visitas feitas ao Reino Unido.
Desde logo, em Londres, atualmente:

Qui, 2021-06-17 11:32

Num período difícil da governabilidade do Estado, em especial, na área da segurança e administração interna, tanto sob os aspetos políticos como sociais, veja-se a gestão do combate à pandemia e os casos do SEF e de Odemira, quando, na Assembleia da República (AR) a oposição exigia ao chefe do governo a sua demissão de funções do MAI, o primeiro-ministro (PM), simplesmente, classificou-o de “excelente”, creio que como pessoa mas, em especial, como ministro, ficando assim garantido que continuaria firme nas difíceis funções para que o escolheu.

Qui, 2021-06-17 11:14

A DECO alerta todos os consumidores para o término dos direitos excecionais e temporários relativos aos serviços essenciais no próximo dia 30 de junho. As medidas tinham sido implementadas no contexto da pandemia provocado pela COVID-19 para dar resposta temporária às dificuldades enfrentadas pelos consumidores, apoiando-os e garantindo o acesso aos serviços públicos essenciais, como o fornecimento de eletricidade, gás natural, água, e os serviços de telecomunicações.

Qui, 2021-06-17 11:11

Afinal, na partilha de dados pessoais dos promotores de manifestações, a generosidade da Câmara de Lisboa não tinha limites e, da China à Venezuela, ou da Rússia a Israel já tinha sido um fartote, restando a dúvida de que tudo tenha ficado por aí.

Qui, 2021-06-17 10:57

Ano após ano, a Direção Geral do Ensino Secundário publica os resultados dos exames nacionais dos alunos deste nível de ensino. Vários jornais ordenam os resultados por escola e por disciplina pela média obtida pelos alunos numa escala de 0 a 20, e expressa em arredondamentos a -0,1.

Qui, 2021-06-17 10:54

Ana Teresa Tavares é investigadora do CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Universidade Nova de Lisboa) e do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, igualmente de Lisboa). Conheci-a há perto de uma vintena de anos, era ela ainda estudante do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, orientado pelo professor António Coutinho e que era, na altura, conhecido como o Programa dos Superdoutores. Fez o seu primeiro pós-doutoramento no IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência), onde convivemos durante alguns anos.

Qui, 2021-06-17 10:47

Afinal, os ingleses é que sabem. Portugal, com a região de Lisboa e Vale do Tejo à cabeça, volta a estar nas bocas do mundo devido à pandemia e pelas piores razões, com os novos casos e novos internamentos a subir há um mês e a colocar em risco o processo de desconfinamento.
Vários concelhos arriscam-se a voltar no tempo, ao tempo que antecedeu festejos futebolísticos, arraiais partidários e outros ajuntamentos, que o verão irá tornar mais frequentes.

Qui, 2021-06-17 10:40

Em 1872 dizia-se de um troço da atual Estrada de Turismo [N 217-1]: “Bragança não tem em seus arredores local mais aprazível, nem recreativo” e, “seria muito útil até para louvar que a camara municipal, um dia, se lembrasse de mandar limpar-lhe as pedras, desviar-lhe as águas, que o arruínam, fazendo assim transitável um dos principais caminhos das avenidas da cidade”, que a ligam a Cabeça-Boa.

Qua, 2021-06-09 09:28

O preço dos combustíveis em Portugal tem vindo a subir desde o início do ano, semana após semana, constituindo, sem qualquer dúvida, um entrave na recuperação da economia ainda sob os efeitos da pandemia.
Em apenas 5 meses tem sido um susto cada vez que se vai atestar o depósito do carro, pois ficou até 11€ mais caro.

Qua, 2021-06-09 09:26

1 - Até para os mais distraídos e alheados destas “coisas da política”, será muito difícil, se não mesmo impossível, passar ao lado da preocupante série negra de factos e acontecimentos, cada qual o mais lamentável, que ensombraram a vida de todos nós durante o passado mês de maio, um dos meses mais problemáticos do nosso passado coletivo recente.

Qua, 2021-06-09 09:25

A Páscoa é a expressão mais eloquente e mais visível do paradoxal e absurdo amor de Deus por cada um de nós, pela Humanidade, pela criação inteira. A tríade Paixão, Morte e Ressurreição, como uma única e mesma realidade, revela, na pessoa e na missão de Jesus Cristo, a abnegada solicitude misericordiosa de Deus.

Qua, 2021-06-09 09:25

A primavera meteorológica 2021 já lá vai e já temos uma ideia de como se comportou na nossa região, em linhas gerais e analisando os dados disponibilizados pelo IPMA, foi muito seca na nossa região com temperaturas próximas da média, a partir de agora não é expectável precipitação significativa, entramos em pleno período estival que se caracteriza pelo tempo seco, pontualmente com instabilidade localizada em forma de trovoadas irregulares que não têm grande impacto nos níveis de humidade dos solos.

Qua, 2021-06-09 09:23

Terá sido por meados do decénio de 90 do século passado que me encontrei com ele; melhor dito, que dei com o nome dele. Foi isso ao mergulhar num pequeno jornal literário, publicado em Coimbra, com o subtítulo “Microcosmos literário”, pitorescamente batizado pelo seu diretor, João Penha, de A Folha. Ali publicou Guerra Junqueiro, com 18 anos acabados de fazer, uma extensa composição poética, em cinco partes, com o título O livro de um doido (Excerto). Foi, de resto, a primeira composição que publicou em A Folha e a única em que usou pseudónimo (Vasco Hermínio).

Qua, 2021-06-09 09:22

Nota de entrada:
Este texto deveria ter sido publicado na semana passada. No emaranhado de colaborações a peça desapareceu-me. Ao Director do jornal, aos seus colaboradores e acima de tudo aos leitores peço desculpa ante a desatenção.

Qua, 2021-06-09 09:21

A semana começou com uma notícia que muito irritou os portugueses, sobretudo os que, como nós, vivem perto das zonas de fronteira e, mais ainda, os que têm de a cruzar regularmente, sobretudo para irem para os seus empregos.

Qua, 2021-06-09 09:20

Reza a história que, lá bem nos antanhos da humanidade, quando sobrava de ambição o que faltava de vergonha e de dignidade, se vendia a própria progenitura, nem que fosse por um mísero prato de lentilhas.
Verdade ou ficção, o certo é que, decorridos muitos milhares de anos, o relacionamento entre os povos e as pessoas continua submetido aos fins mais inimagináveis, desde que serviam os interesses dos seus promotores, sejam eles políticos, confessionais, económicos, coletivos, individuais, empresarias, culturais ou desportivos.

Qua, 2021-06-02 10:32

Ls ídolos deilhes son prata i ouro,
obra de las manos de l home.
Ténen boca, mas nun fálan;
ténen uolhos, mas nun béien.

Qua, 2021-06-02 10:31

Gosto de livros. Gosto de oferecer livros e gosto que mos ofereçam. Gosto que os meus amigos os publiquem e gosto que gostem, que tenham “proa”, nos livros que publicam. Assim escrevi eu aqui há dias. Hoje acrescento: gosto deles honestos, não necessariamente verdadeiros, mas honestos, escritos por homens ou mulheres com coluna, capazes de escrever o que pensam ainda que o que pensam não caiba nos códigos vigentes.

Qua, 2021-06-02 10:30

Assinaturas MDB