Municípios apostam nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril
Cerimónias solenes, animação, cinema, tertúlias são algumas das propostas do programa comemorativo da Câmara Municipal de Mirandela para assinalar o quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.
De 23 a 26 de abril, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Centro Cultural de
Mirandela, a EsACT-IPB, o Paços dos Távoras e a Avenida 25 de Abril serão alguns dos principais palcos das comemorações dos 50 anos da democracia, naquele que foi um dos maiores marcos na história do país.
A par das habituais cerimónias solenes, as festividades terão como ponto alto, na noite de 24 de abril, o concerto da Banda 1.o de Maio que se fará acompanhar de músicos locais e que interpretarão temas de intervenção. No espírito de partilha e de envolvimento comunitário destas celebrações, na compra de 2 bilhetes, a autarquia oferece o terceiro ingresso.
No dia 25 de abril e na avenida homónima, será inaugurado o monumento “À Memória de Abril de 1974”. Nas imediações da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo será instalada uma chaimite cedida pelo exército português a Mirandela. O dia da liberdade reserva ainda a apresentação do livro do autor “50 anos do Poder Local em Mirandela: 1973-2022”, de Virgílio Tavares.
Três municípios juntam-se para celebrar abril
As Câmaras de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vinhais juntaram-se para assinalar 50 anos do 25 de abril com iniciativas intermunicipais itinerantes, que resultam num programa cultural diversificado que começou na passada quarta-feira e termina a 25 de abril.
As associações culturais e recreativas são chamadas a atuar nos três concelhos. Ao longo de uma semana os principais espaços culturais de cada um vão receber arte, literatura, performances, teatro e música, evocando os princípios fundamentais de abril: a democracia e a liberdade. As celebrações vão iniciar em Alfândega da Fé, no dia 17 de abril, com o Sarau Literário organizado pelo Agrupamento de Escolas e que será a senha inicial para as comemorações marcharem até ao dia 25 de abril. No dia 24, a noite será pintada pelo Concerto dos Cravos no Auditório Manuel Faria, em Alfândega da Fé, numa produção musical inédita da Associação Musical de Alfândega da Fé com os artistas locais.
O ponto alto das comemorações será no dia 25 de abril, com as Sessões Solenes que evocam os 50 anos da Revolução que abriu portas à democracia e restituiu a liberdade aos portugueses.