António Pimenta de Castro

Haja saúde e que coza o forno

Temos, dentro de poucos dias em que escrevo este meu artigo (domingo, dia 29/12/2024), a chegada de ano novo no calendário para a Humanidade, onde se espera uma nova era melhor, mais pacífica, mais progressiva, enfim que nos faça esquecer as misérias deste ano que está prestes a terminar. Confesso que tenho as minhas mais sinceras dúvidas que isso aconteça, daí eu utilizar este dito popular muito moderado: “Haja saúde e que coza o forno”.


O Tempo de Natal

Hoje, quando estava a ver televisão, vi a publicidade a um brinquedo para o Natal. Estamos a quase um mês do Natal...Isto fez-me reflectir sobre o significado que tem hoje o Natal e os valores que representa. Hoje com o individualismo do mercado, a obsessão do consumo, a globalização da cultura (o mesmo é dizer a “americanização” ou como eu mais gosto de dizer a “macdonalização” da cultura), os valores alteraram-se, para utilizar uma frase feita “a tradição já não é o que era”.


A obra do resgate dos marranos em Lagoaça

Como é sabido de todos, Lagoaça foi sempre terra com muitos judeus e, após o decreto de expulsão, publicado em 1496, em que deixaram de existir oficialmente, judeus em Portugal, o culto manteve-se, sobretudo nas zonas mais afastadas do nosso país, como é o caso de Lagoaça, Freixo de Espada à Cinta, Vilarinho dos Galegos, Carção, Argozelo, entre muitas outras, só para falar de povoações transmontanas. Começa assim, a época dos criptojudaísmo, ou seja, praticavam o culto judaico às ocultas.


O Japão está no meu coração

Li recentemente no facebook, uma notícia que dizia assim:” Correios do Japão fazem emissão de selos comemorativos dos 450 anos da abertura do porto de Kochinotsu pelos navegadores portugueses”. Outra notícia que eu li, também recentemente, foi que numa cidade japonesa em que os portugueses foram os primeiros ocidentais a entrar no seu porto, os japoneses comemoraram esse facto histórico cantando nas respectivas cerimónias, o hino de Portugal e desfraldaram a bandeira portuguesa.


Assinaturas MDB