Nordeste Transmontano

Distrito ficou sem empresas que façam a verificação de tacógrafos e taxímetros

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-06-02 09:24

A Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) é uma das várias associações do país que subscreveu um abaixo-assinado a pedir a suspensão imediata do despacho que desqualifica empresas como reparadoras/instaladoras de tacógrafos e taxímetros.
Em causa está um despacho do Instituto Português da Qualidade (IPQ), que entrou em vigor no passado dia 1 de abril, e que retirou a qualificação delegada a cerca de 200 empresas em Portugal que faziam a instalação, reparação e verificação legal, a chamada verificação metrológica, de taxímetros e tacógrafos, obrigando-os a passar por um processo de qualificação com gastos elevados e muita burocracia.
A ACIM denuncia que esta medida do IPQ leva a que o distrito de Bragança esteja agora sem qualquer entidade para aferir ou reparar um tacógrafo ou um taxímetro, obrigando a que um camião ou um táxi tenha de fazer centenas de quilómetros.
“Em 2019, tínhamos 7 centros no distrito de Bragança e 4 no de Vila Real. Neste momento, após o IPQ fechar compulsivamente cerca de 200 centros, o distrito de Vila Real tem apenas um e o distrito de Bragança não tem nenhum”, afirma o vice-presidente da direção da ACIM

Assinaturas MDB