Nordeste Transmontano

Hernâni Dias é o novo presidente da Distrital do PSD e quer “manter o partido unido” para “lutar por vitórias eleitorais”

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-06-02 15:53

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, é o novo presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata, depois de ter sido eleito sábado, substituindo, no cargo, Jorge Fidalgo (novo presidente da Mesa).

Encabeçando a lista única que se apresentou ao sufrágio que decorreu sábado, em simultâneo com as eleições nacionais do partido, Hernâni Dias recolheu 321 votos de um total de 352 militantes que se deslocaram às urnas. Houve, ainda, 25 votos em branco e seis nulos.

Para o novo responsável pela Distrital do PSD, a prioridade passa por manter a união no seio do partido.

“O objetivo principal é conseguirmos manter o partido unido no distrito, para desenvolvermos um trabalho positivo e continuarmos a garantir o sucesso do PSD a nível eleitoral, ou seja, preparar os próximos atos eleitorais de forma a sairmos vencedores. Temos, proximamente, eleições europeias e é preciso que as coisas comecem a ser trabalhadas desde já”, disse, em declarações ao Mensageiro.

Hernâni Dias, que tem como primeiro vice-presidente António Pimentel (presidente da Câmara de Mogadouro) e Tiago Pinheiro (de Mirandela) como segundo vice-presidente, espera dar continuidade ao “trabalho de crescimento do PSD, garantindo os sucessos eleitorais que felizmente se têm mantido”.

Para além das eleições para a Distrital, decorreu também o ato eleitoral para líder do partido, com Luís Montenegro a ter uma vitória esmagadora no distrito de Bragança, onde tem raízes familiares (o pai era de Rabal, uma aldeia do concelho de Bragança).

Luís Montenegro reuniu 766 votos contra os 125 de Jorge Moreira da Silva, que apenas ganhou em Freixo (cinco contra três votos) e se aproximou em Macedo (32 contra 34 de Montenegro).

Hernâni Dias, que já nas Diretas anteriores apoiou Montenegro, espera manter “uma relação de grande proximidade” com o novo líder.

“Espero uma relação normal e de proximidade, espero eu, de muita proximidade, que é o que é importante para fortalecer as relações entre os vários órgãos do partido, de forma a que se envolva de forma clara todos os militantes para podermos captar mais gente, mais simpatizantes, conseguirmos fazer passar a mensagem que importa para sensibilizar os cidadãos para as políticas alternativas do PSD e mostrar às pessoas que somos uma alternativa de governação válida ao PS”, sublinhou o autarca brigantino, enaltecendo, ainda, a participação dos militantes.

“Não foi muito diferente da tendência nacional. A pandemia impediu muita gente de ir votar”, disse, considerando que Luís Montenegro teve uma votação “expressiva como nunca tinha acontecido”.

 

Resultados:

DISTRITAl:
Comissão Permanente:
Brancos: 25
Nulos: 6
Lista A: 321 (Hernâni Dias)

Mesa:
Brancos: 27
Nulos: 4
Lista A: 321 (Jorge Fidalgo)

Jurisdição:
Brancos: 35
Nulos: 2
Lista A: 315 (Júlio de Carvalho)

Com. de Auditoria Financeira:
Brancos: 25
Nulos: 3
A: 324 (Manuel Rodrigues)

 

NACIONAIS
Alfândega
Montenegro: 13
Moreira: 3

Bragança
Montenegro: 302
Moreira: 40

Carrazeda
Montenegro: 49
Moreira: 3

Freixo:
Montenegro: 3
Moreira: 5
(continuação)

Macedo
Montenegro: 34
Moreira: 32

Miranda
Montenegro: 24
Moreira: 2

Mirandela
Montenegro: 24
Moreira: 2

Mogadouro
Montenegro: 72
Moreira: 2

Moncorvo
Montenegro: 43
Moreira: 1

Vila Flor
Montenegro: 67
Moreira: 1

Vimioso
Montenegro: 77
Moreira: 5

Vinhais
Montenegro: 29
Moreira: 3

Total
Montenegro: 766
Moreira: 125

 

Assinaturas MDB