Macedo de Cavaleiros

OFICIAL: Caretos de Podence são Património Imaterial da Humanidade

Publicado por Glória Lopes/AGR em Qui, 2019-12-12 16:49

Já é oficial. O Caretos de Podence foram considerados Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A votação, que decorreu em Bogotá, na Colômbia, aprovou esta candidatura por unanimidade.
Esta é a primeira candidatura a Património Imaterial da Humanidade do distrito de Bragança aprovada pela UNESCO.

A candidatura “Festa de Carnaval dos Caretos de Podence” já foi considerada “exemplar” pela UNESCO. Estas festas estavam inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde fevereiro de 2017, com a publicação em Diário da República.

Os caretos e todo o ritual que lhe está associado puseram Podence no mapa do mundo há vários anos. Esta aldeia recebe milhares de pessoas por ocasião do Entrudo Chocalheiro. Não foi de repente que se chegou a este patamar. Há cerca de duas décadas que a tradição renasceu com uma força inigualável, percorrendo vários países para mostrar as suas tropelias.

Podence é uma aldeia que se transformou graças à tradição dos caretos e ao Entrudo Chocalheiro. Muito mudou a nível económico e turístico. Este ano, no Carnaval cerca de 20 adegas das casas de habitação foram transformadas em tabernas para melhor receber os turistas que foram muitos milhares. Aliás, a localidade começa a ser pequena para tanta procura. “Isto está a capitalizar cada vez mais gente. É também graças ao trabalho que temos feito em termos de promoção da tradição dos caretos”, acrescentou o responsável, que estava satisfeito porque muitos estrangeiros, de França, da China, dos EUA e do Japão vêm para participar no Entrudo Chocalheiro.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB