Mirandela

Preço dos combustíveis e atraso nos pagamentos pelos hospitais apertam situação financeira dos bombeiros

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-06-02 08:45

A escalada do preço dos combustíveis, desde que começou a guerra na Ucrânia, há mais de 3 meses, o preço do quilómetro pago às corporações sem alteração há mais de uma década, e o atraso cada vez maior no pagamento dos serviços prestados aos hospitais, estão a criar grandes constrangimentos aos bombeiros.

Problemas abordados, na passada quarta-feira, em Mirandela, durante as comemorações dos 139 anos da Associação dos bombeiros voluntários locais.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela revela que o aumento mensal dos custos com combustível foi brutal. “Posso dizer que a nossa fatura em combustíveis disparou na ordem dos 40 por cento, mas mais grave do que isso é o preço do quilómetro que nos é pago neste momento que, desde 2012, mantém-se inalterável, está a 51 cêntimos o quilómetro, um preço muito baixo para o serviço que prestamos. O Estado tem que o rever e estou convicto de que isso irá acontecer a curto prazo”, disse Sílvio Santos.

Com se não bastasse, o atraso no pagamento dos serviços prestados aos hospitais é cada vez maior. “Temos casos em que o atraso ultrapassa um ano. Só para termos uma noção, um ano de salários para nós representa 600 mil euros, praticamente 50 por cento do nosso orçamento. Felizmente, temos os salários em dia, mas é com grande dificuldade que mantemos as contas equilibradas”, admite Sílvio Santos

Em dia de aniversário dos bombeiros, o vice-presidente do Município de Mirandela deixa entender que pode haver alguns ajustes nos apoios que são concedidos à corporação. “Reconhecemos o trabalho dos bombeiros, temos sido parceiros ao longo dos anos, e vamos saber evoluir essa parceria e atualizá-la aos desafios e aos contextos atuais”, refere Orlando Pires. “Perante esta pressão que existe sobre as associações e o próprio Município, temos, em conjunto de criar condições para que haja contratos-programa de desenvolvimento mais adequados às situações atuais”, acrescenta.

Ao nível operacional, o comandante dos bombeiros de Mirandela adianta que nos últimos dois anos houve uma “maior preocupação com a organização interna na procura de uma melhoria na certificação e capacitação dos elementos do corpo ativo”.

Luís Soares destaca também a entrada de 15 novos bombeiros. “Para aumentar aquilo que é a nossa capacidade de resposta, concluímos, há pouco tempo, um processo de formação de estagiários com 15 novos elementos que entraram para a corporação, que deu um incremento de cerca de 25 por cento ao quadro ativo, que agora são 74 elementos, e iniciamos uma escola de novos estagiários, mas o mais importante é dar-lhes capacidade técnica e funcional para o desempenho da sua missão”, adianta.
Luís Soares revela ainda que é sua intenção apresentar uma proposta de alteração ao regulamento municipal de apoio aos bombeiros. “É importante criar mecanismos de valorização do trabalho de bombeiros e até com melhorias daquilo que é o próprio regulamento municipal de apoio ao bombeiro voluntário no concelho de Mirandela e ainda este ano conto apresentar uma nova proposta de alteração a esse regulamento para trazer regalias sociais para quem tanto dá à causa dos bombeiros e à própria missão dos bombeiros”, acrescenta.

Como reconhecimento pelo trabalho prestado, cerca de meia centena de bombeiros foram condecorados, três deles com crachá de ouro pelos mais de 35 anos de serviço.

CRACHÁ DE OURO (35 ANOS):
Manuel Vilarinho
José Pinto
Carlos Santos

MEDALHA DE DEDICAÇÃO E ALTRUÍSMO (30 ANOS DE SERVIÇO):
Luís Quiraz
Joaquim Oliveira
MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU OURO (20 ANOS DE ASSIDUIDADE 2 ESTRELAS):
Carla Alves
Pedro Alves
Jorge Alves
Paulo Jorge Matias Esteves
Marlene Pinto
Amadeu Hilário
Paulo Ferreira
Patrícia Alves
Anabela Gomes
MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU OURO (15 ANOS DE ASSIDUIDADE 1 ESTRELA):
Valter Costa
Miguel Tronco
Luís Patatas
Fernando Patatas
Daniel Parada
Sónia Miranda
Paulo Silva
Celestino Morais
Paulo Loureiro
MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU PRATA (10 ANOS DE ASSIDUIDADE 1 ESTRELA):
Tiago Alves
Rui Simões
Deila Ribeiro
MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU BRONZE (5 ANOS DE ASSIDUIDADE):
Normando Tiago
Patrícia Costa
Tiago Capela
Paulo Cabanas
João Morgado
Pedro Ressurreição
Bruno Morgado
Diana Parente
Vítor Fernandes
Nuno Prada
Tomás Correia
Jorge Martins
César Baía
Maria Afonso
José Pegado
Luís Vieira
Humberto Coelho
Paulo Jorge Miranda Esteves
Ana Catarina Costa
Tânia Carvalho
Vítor Santos
Héber jesus
Mário Alves

Assinaturas MDB