Vinhais

Município atribui subsídio de quatro mil euros às IPSS para gastos com a pandemia

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2020-04-27 18:19

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou mais um pacote de medidas que visa apoiar a população, face aos constrangimentos causados pela pandemia Covid-19, de onde se destaca o subsídio de quatro mil euros a cada IPSS do concelho para fazer face às despesas extra decorrentes do atual contexto, nomeadamente as medidas preventivas adoptadas por lares de idosos e centros de dia.
O município já entregou materiais de proteção a estas instituições, no entanto, há necessidade de as apoiar financeiramente, dando-lhe condições para que estas tomem todas as medidas de proteção dos seus utentes e funcionários.
Em reunião de câmara esta segunda-feira foram ainda aprovadas ajudas à agricultura, nomeadamente a pecuária, um dos setores mais importantes do concelho. A autarquia vai assegurar a comparticipação dos medicamentos utilizados para a terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos, que serão assistidos pelo Piquete Veterinário, até ao final do ano (2020), bem como assegurar a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários) – Vinhais, no presente ano de 2020.
A taxa de abate no matadouro vai ser reduzida, o que permite aos talhantes que adquirem os animais no concelho e que sejam abatidos na unidade de abate de Vinhais, paguem apenas 50%, durante os meses de maio, junho e julho deste ano.

Assinaturas MDB