Bragança

Antiga diretora de lar de idosos de Rebordãos foi absolvida de todos os crimes

Publicado por Glória Lopes em Seg, 12/29/2025 - 09:41

O Tribunal de Bragança absolveu a antiga diretora técnica do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Rebordãos, no concelho de Bragança, de todos os crimes de que estava acusada e pelos quais foi julgada, relacionados com o alegado uso indevido do cartão multibanco da instituição para proveito próprio.

Jacinta Lemos sentou-se no banco dos réus acusada de um crime de abuso de confiança qualificado, um crime de burla informática e nas comunicações, um crime de falsificação de documentos e um crime de burla qualificado.

O Ministério Público acusou-a de utilizar o cartão multibanco da instituição de apoio aos idosos em proveito próprio, imputando-lhe uma vantagem patrimonial de 18.884 euros, com movimentos realizados em 2016 e 2017, para pagar compras pessoais, nomeadamente mercearias, cosméticos e joias.

A acusação deduzida pelo MP refere que a diretora “registava e faturava contabilisticamente as despesas como se fossem efetuadas em benefício do referido centro, quando eram em benefício próprio, utilizando para tal, sem autorização e contra a vontade dos respetivos donos, o referido cartão de débito”.

O tribunal entendeu que não foi produzida prova “suficiente e consistente” que permitisse concluir que a antiga diretora técnica tivesse na sua posse e utilização exclusiva o cartão multibanco da IPSS e que existisse um plano delineado por ela no sentido de utilizar aquele cartão para efetuar pagamento de compras em proveito próprio.

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO IMPRESSA DO MENSAGEIRO

Assinaturas MDB