Presidente da SEDES defende criação de câmara das regiões
A regionalização “não é a solução para equilibrar o país”. O caminho para acabar de vez com o fosso entre o Interior e o Litoral será “a descentralização e a criação da câmara das regiões, uma espécie de Senado à moda americana”.
Ideias defendidas por Álvaro Beleza, presidente do conselho coordenador da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), na passada sexta-feira à noite, em Mirandela, um dos convidados da iniciativa da concelhia do PSD “Pensar Global, Governar Local”.
Acredita que o caminho para acabar de vez com as assimetrias regionais em Portugal não passa pela regionalização. “A SEDES defende uma Câmara das Regiões, um Senado, porque achamos que se cada distrito tivesse o mesmo número de senadores, equilibrava o Litoral com o Interior, dado que no Senado tem direito de veto em questões orçamentais e essas são fundamentais. As regiões apenas iriam executar políticas ditadas por um orçamento aprovado num Parlamento Nacional, em que é apenas proporcional”, lembra.