A opinião de ...

Dizem que o futebol é o ópio do povo, mas há quem já o queira substituir!
Assim, talvez por entre os pingos da chuva, os resultados da nossa principal seleção de futebol e a canícula que começa a assomar-se, não se vislumbrou debate algum sobre a proposta (que ainda vai ser debatida na especialidade brevemente), do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal, sobre a legalização da produção e consumo de cannabis.

Qui, 2021-06-24 10:46

QUESTÃO:-“…desde o início de junho que se tem falado muito em Ivaucher. Como é uma situação nova, poderia ser dada uma explicação se é benéfico ou não e para quem, e ainda se tem custos …?”

Qui, 2021-06-24 10:34

Já passaram quinze meses desde que, qual ladrão que ataca pela calada da noite, ou má sorte que nos persegue em todas as horas do dia, sem se anunciar, O Covid -19 invadiu as nossas vidas, tomou conta do nosso presente, pôs em risco o nosso futuro, condicionando até a sobrevivência de toda a humanidade.
E as consequências negativas aí estão à vista, só não as vendo quem for cego, não as quiser ver ou, por ignorância, estupidez e egoísmo, prefere passar ao lado das responsabilidades para consigo e para com os outros.

Qui, 2021-06-24 10:23

Quem atravessa o Marão pelo túnel percebe a imagem: a dada altura, lá no fundo, há uma luz real, superior às luzes elétricas do percurso, que é a luz solar incrível do enclave montanhoso do outro lado. As primeiras referências à “luz ao fundo do túnel”, bastante incertas, datam de 1880. Provavelmente inspirado por outros túneis em outros mundos, alguém ligou a expressão a um sentimento de esperança, uma hipótese de ver uma situação de sofrimento ou tormenta terminar, a resolução para um drama qualquer.

Qui, 2021-06-24 10:20

Não há dúvida de que protestar é uma condição de quem se vê contrariado no seu modo de estar e de fazer; de quem se vê privado da liberdade de agir a seu bel-prazer; e de quem entende que determinada imposição não cabe na lei ou, na falta dela, nos costumes e tradições. Contudo, falando da privação da liberdade, nunca é demais afirmar que a liberdade de cada um acaba no momento em que essa liberdade vai interferir com a liberdade dos outros.

Qui, 2021-06-24 10:18

De acordo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, numa publicação sobre direitos e deveres dos cidadãos, o serviço público é o conjunto de atividades e tarefas destinadas a satisfazer necessidades da população. Esses serviços são normalmente prestados por entidades de natureza pública, mas também podem ser assegurados por entidades de natureza privada ou mista, sob fiscalização do Estado.

Qui, 2021-06-24 10:13

A DECO recebeu 32.866 reclamações em 2020 relativas a compra e venda de bens, valor que deverá manter-se ou subir durante este ano, tendo em conta que desde janeiro já recebeu 16.133.

Qui, 2021-06-24 10:03

Nestes últimos 20 anos, a província de Trás-os-Montes tem sido activada por vários agentes de mobilidade, dos quais o aeronáutico, aparece com grande realce.
De facto, os aeródromos de VILA REAL, Bragança, Mogadouro, Mirandela, e mais tarde o da Chã em Alijó passaram a ter uma visibilidade no desenvolvimento dos transportes na Região.

Qui, 2021-06-17 14:28

Eis-me em Londres e, a seguir, Newcastle – obrigações de avós. Tivera eu a verve do nosso Eça e aventurar-me-ia a aprofundar alguns aspetos destas duas cidades; dominara eu a historiografia inglesa, e atrever-me-ia a escrever algumas crónicas. Usarei de temperança. Deixo apenas algumas notas que decorrem das visitas feitas ao Reino Unido.
Desde logo, em Londres, atualmente:

Qui, 2021-06-17 11:32

Num período difícil da governabilidade do Estado, em especial, na área da segurança e administração interna, tanto sob os aspetos políticos como sociais, veja-se a gestão do combate à pandemia e os casos do SEF e de Odemira, quando, na Assembleia da República (AR) a oposição exigia ao chefe do governo a sua demissão de funções do MAI, o primeiro-ministro (PM), simplesmente, classificou-o de “excelente”, creio que como pessoa mas, em especial, como ministro, ficando assim garantido que continuaria firme nas difíceis funções para que o escolheu.

Qui, 2021-06-17 11:14

A DECO alerta todos os consumidores para o término dos direitos excecionais e temporários relativos aos serviços essenciais no próximo dia 30 de junho. As medidas tinham sido implementadas no contexto da pandemia provocado pela COVID-19 para dar resposta temporária às dificuldades enfrentadas pelos consumidores, apoiando-os e garantindo o acesso aos serviços públicos essenciais, como o fornecimento de eletricidade, gás natural, água, e os serviços de telecomunicações.

Qui, 2021-06-17 11:11

Afinal, na partilha de dados pessoais dos promotores de manifestações, a generosidade da Câmara de Lisboa não tinha limites e, da China à Venezuela, ou da Rússia a Israel já tinha sido um fartote, restando a dúvida de que tudo tenha ficado por aí.

Qui, 2021-06-17 10:57

Ano após ano, a Direção Geral do Ensino Secundário publica os resultados dos exames nacionais dos alunos deste nível de ensino. Vários jornais ordenam os resultados por escola e por disciplina pela média obtida pelos alunos numa escala de 0 a 20, e expressa em arredondamentos a -0,1.

Qui, 2021-06-17 10:54

Ana Teresa Tavares é investigadora do CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Universidade Nova de Lisboa) e do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, igualmente de Lisboa). Conheci-a há perto de uma vintena de anos, era ela ainda estudante do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, orientado pelo professor António Coutinho e que era, na altura, conhecido como o Programa dos Superdoutores. Fez o seu primeiro pós-doutoramento no IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência), onde convivemos durante alguns anos.

Qui, 2021-06-17 10:47

Afinal, os ingleses é que sabem. Portugal, com a região de Lisboa e Vale do Tejo à cabeça, volta a estar nas bocas do mundo devido à pandemia e pelas piores razões, com os novos casos e novos internamentos a subir há um mês e a colocar em risco o processo de desconfinamento.
Vários concelhos arriscam-se a voltar no tempo, ao tempo que antecedeu festejos futebolísticos, arraiais partidários e outros ajuntamentos, que o verão irá tornar mais frequentes.

Qui, 2021-06-17 10:40

Em 1872 dizia-se de um troço da atual Estrada de Turismo [N 217-1]: “Bragança não tem em seus arredores local mais aprazível, nem recreativo” e, “seria muito útil até para louvar que a camara municipal, um dia, se lembrasse de mandar limpar-lhe as pedras, desviar-lhe as águas, que o arruínam, fazendo assim transitável um dos principais caminhos das avenidas da cidade”, que a ligam a Cabeça-Boa.

Qua, 2021-06-09 09:28

O preço dos combustíveis em Portugal tem vindo a subir desde o início do ano, semana após semana, constituindo, sem qualquer dúvida, um entrave na recuperação da economia ainda sob os efeitos da pandemia.
Em apenas 5 meses tem sido um susto cada vez que se vai atestar o depósito do carro, pois ficou até 11€ mais caro.

Qua, 2021-06-09 09:26

1 - Até para os mais distraídos e alheados destas “coisas da política”, será muito difícil, se não mesmo impossível, passar ao lado da preocupante série negra de factos e acontecimentos, cada qual o mais lamentável, que ensombraram a vida de todos nós durante o passado mês de maio, um dos meses mais problemáticos do nosso passado coletivo recente.

Qua, 2021-06-09 09:25

A Páscoa é a expressão mais eloquente e mais visível do paradoxal e absurdo amor de Deus por cada um de nós, pela Humanidade, pela criação inteira. A tríade Paixão, Morte e Ressurreição, como uma única e mesma realidade, revela, na pessoa e na missão de Jesus Cristo, a abnegada solicitude misericordiosa de Deus.

Qua, 2021-06-09 09:25

Assinaturas MDB