A opinião de ...

E quem ousar cortar a liberdade de uma criança no que a faz mais feliz nunca entenderá a essência do verdadeiro futebol.

Muitos dos meus fins de semana são passados em torneios e encontros dos mais pequeninos. É lá que surgem as minhas interrogações e dúvidas sobre o que é realmente formar talento e cultivar a paixão pelo futebol.

Qui, 2024-06-13 16:13

O PS esta em estado de choque. Não sabe se há–de estar contra a justiça ou não.
Não sabe se há –de estar contra o Ministério Publico que, de mansinho, foi mostrando ao povo o que todos nós temos visto. E não sabe se há-de estar contra o povo por se ter fintado no Ministério Publico.
Diz que não quer impedir a governação AD e de Montenegro. Porque não há uma «maioria de esquerda» no parlamento. Se houvesse teríamos, pois, mais uma geringonça com os derrotados de sempre. Outra bez ?...
Não vota a favor do programa de governo da AD mas, também, “nun bota contra”

Qui, 2024-06-13 09:55

Implantada na margem direita do rio Maças, que traça a linha fronteiriça com Espanha, e distante 25 km de Bragança, Outeiro está referenciada desde D. Sancho I. Foi sucessivamente designada Outeiro de Asnas, Outeiro de Muas, Santa Maria de Outeiro, Outeiro de Miranda e, atualmente, Outeiro. Teve no castelo “dionisino”, situado no morro sobranceiro a 812 mt de altitude, em ruínas desde a guerra de 1762, o fiel guardião, e apresenta a seiscentista Igreja-Basílica do Santo Cristo como monumental imagem de marca.

Qui, 2024-06-13 09:51

Quando, em 2023, se iniciaram em Carção as obras de recuperação dum velho barracão para nele instalar um moderno mini mercado, muito a gente pensava que um investimento desta natureza, numa zona com todas as limitações, as dificuldades e as condicionantes próprias duma terra fronteiriça do nordeste transmontano, não tinha qualquer viabilidade económica, era um enorme risco e tinha tudo para acabar mal.

Qui, 2024-06-13 09:46

Na campanha para o Parlamento Europeu, Pedro Nuno Santos, comentando e criticando o Plano do Governo para a Saúde, acusou a AD de querer destruir o SNS (questão antiga, alinhada com o pensamento dos antigos parceiros da Geringonça de que foi ator relevante), com o intuito de entregar toda a estrutura nacional de saúde aos privados. O Secretário Geral do PS preconizou que, dentro de algum tempo, com a prossecução desta política, os portugueses ficarão extremamente limitados nas suas opções, quanto aos cuidados de saúde, em todos os seus aspetos.

Qui, 2024-06-13 09:45

Na escala dos direitos na filosofia política democrático-liberal, o direito à vida é o primeiro e mais importante dos direitos individuais. Foi consagrado por Oliver Cromwell em 1641 como Habeas Corpus. Já o direito a uma vida digna é uma construção político-social com ritmos diferentes conforme a evolução do Estado Social, em cada país. Mas a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais, de 2016, deu uma grande ajuda à disseminação do conceito.

Qui, 2024-06-13 09:44

As eleições Europeias são, por tradição, pouco caras aos portugueses. Há cinco anos, a abstenção no distrito de Bragança superou os 70 por cento.
Mas, desta vez, talvez ainda imbuídos do espírito eleitoral motivado pela recente realização de eleições Legislativas (em março último), quase 40 por cento dos eleitores do distrito de Bragança foram às urnas, mesmo se não tinham nenhum representante seu em lugar elegível.

Qui, 2024-06-13 09:43

Ícone de «Abril» e protagonista aclamado do golpe de 25 de abril, foi o operacional que ocupou o Terreiro do Paço com as forças de «Santarém» e subiu ao Carmo para impor a rendição de Marcello Caetano.

Qui, 2024-06-06 16:57

A ideia supina de classificar como “dores de crescimento” as consequências da vaga descontrolada de emigrantes que, nos últimos tempos, tem demandado Portugal, feita numa ação de campanha eleitoral pelo cabeça de lista de um dos partidos concorrentes às eleições para o Parlamento Europeu, ridícula demais para passar em claro.

Qui, 2024-06-06 16:56

Ua de las cousas que muitas bezes oubimos subre l mirandés ye que esta ou aqueilha palabra, esta ou aqueilha maneira de dezir, tamien s’úsan neste ou naquel lhugar. Stamos a falar de palabras ou spressones que, muitas bezes, son bistas cumo calactelísticas de l mirandés mas que, an ciertos causos, se puoden scuitar por tierras que stan mais ou menos acerca de nós.

Qui, 2024-06-06 16:55

A saúde é, para nós, a terceira função social mais importante no Estado Democrático, depois da Economia e da Justiça.
O Estado assegura esta função social através de serviços do Estado, de serviços privados convencionados ou não com o Estado, e de serviços do sector social (pessoas colectivas de apoio social, misericórdias e Igrejas), também convencionados com o Estado.

Qui, 2024-06-06 16:54

Este é o lema dos Bombeiros portugueses salientando um modo de viver, um comportamento e uma atitude de altruísmo, de dedicação à vida, qualquer que ela seja, independentemente do espaço e do tempo em que se realize, desde o nascimento até à morte dos seres.
Assim, quando ouvimos a sirene podemos imaginar os seus corações prontamente a pulsar com maior ritmo, prontos e disponíveis para responder à chamada, procurando dar o melhor pelo seu próximo, nas circunstâncias de maior risco, sabendo que vão, mas não sabendo se voltam a casa.

Qui, 2024-06-06 16:53

Voltei aos Diálogos do filósofo romano Séneca (é salutar revisitar alguns clássicos para verificarmos se evoluímos tanto quanto se afirma ou, porventura, se retrocedemos civilizacionalmente). Ao Diálogo “Da Vida Feliz”, de que lembro o seguinte excerto: «O supremo bem é uma força invencível do espírito, conhecedora por experiência, serena nas ações, dotada de grande humanidade, e preocupada com o que com ela [a força] convive…o homem feliz deveria ser cultor da honestidade e viver tranquilo com a virtude…».

Qui, 2024-06-06 16:51

O Jornal de Notícias publicava, na semana passada, uma notícia que devia encher de vergonha todos os governantes deste país, atuais e passados.
Titulava o JN que o Litoral tem sete vezes mais verbas do PRR do que o Interior.
A notícia, em si mesma, não deveria causar grande espanto, tendo em conta os constantes despautérios de que os habitantes do interior do país são vítima.
Mas, dizia ainda o JN, “o agravamento das assimetrias colide com objetivos da União Europeia. É nas obras grandes que se registam os maiores atrasos”, lia-se.

Qui, 2024-06-06 16:47

Bem-vindos ao primeiro episódio de "Curiofutebolisticas”, uma rubrica que agora trago e onde irei contar histórias curiosas e fascinantes do mundo do futebol.

Aqui, explorarei episódios marcantes, personagens controversas e eventos que ajudaram a moldar o desporto mais amado do mundo. A cada novo episódio, mergulharemos numa nova narrativa, onde abordarei as faces menos conhecidas do mundo do futebol.

Qui, 2024-06-06 15:38

A gratidão, nas tabuinhas pintadas e, nas figuras de cera
O Museu Abade de Baçal tem patente até ao dia 29 de setembro a exposição: ”Segundo uma promessa – Ex-votos na Diocese de Bragança-Miranda”. Muitas destas peças estão inventariadas no livro, já esgotado, do Cónego Belarmino Afonso: “Ex-votos e religiosidade popular no distrito de Bragança”, de 1995, outras são peças dadas a conhecer ao grande público pela primeira vez. A exposição combina ex-votos e escultura sacra, provenientes de várias igrejas da cidade e da diocese.

Qua, 2024-05-29 10:21

Aldeia da freguesia de Salsas, designava-se Ribeira de Lourenço na Carta de Foral recebida a 6 de fevereiro de 1299, no tempo de D. Dinis. Vila e sede concelho, era relevante em termos de comunicações viárias, sendo entreposto do correio real com estalagem para muda de cavalos. Foi extinta como concelho em 1836, passando a pertencer ao de Izeda e, a partir de 1855, com a extinção deste, ao de Bragança. Além da Igreja Matriz, em Vale de Nogueira existe o Santuário do Divino Senhor da Agonia, no lugar de Chãos, na estrada Nacional N.º 15, e a capela de Santa Ana, no “Bairro” de Fernand.

Qua, 2024-05-29 10:10

A Justiça é o principal pilar político, moral e ético do Estado. Falhando ela, falha o Estado, em termos de garantias de igualdade, de equidade, de proporcionalidade, de liberdade e de arbitragem de deveres, de direitos e de conflitos.

Qua, 2024-05-29 10:08

QUESTÃO:-“…nem todos os pensionistas têm a obrigatoriedade da entrega da declaração relativamente aos rendimentos recebidos ou colocados à disposição no ano de 2023 ….”

Qua, 2024-05-29 10:06

Li, ainda há pouco tempo, o excelente livro: “A Vida Quotidiana No Estado Novo”, que foi elaborado pela brilhante escritora Ana Sofia Ferreira, que adorei ler pois, sem planear, recordei a minha própria infância, as dificuldades da minha geração e a nossa viva quotidiana.

Qua, 2024-05-29 10:05

Assinaturas MDB