A opinião de ...

Nos últimos dias, (refiro-me à chamada greve dos motoristas) muito se tem debatido o direito à greve como um direito constitucional (artigo 57º da CRP), competindo aos trabalhadores “definir o âmbito” de interesses a defender através da greve, não podendo a lei limitar esse âmbito. Segundo uma interpretação literal deste preceito constitucional, qualquer cidadão poderia concluir que o direito à greve é um direito absoluto.

Sex, 2019-08-16 16:57

Durante milénios, a agricultura foi a principal atividade produtiva da humanidade. Para fazer face às necessidades alimentares adicionais, resultantes do crescimento da população foi descobrindo, desmatando e adaptando novos solos para suportar o aumento das culturas. Esta relação, se mais nada fosse feito, conduziria a uma situação em que já não haveria alimento suficiente e a humanidade teria de ser contida por se ter atingido o ponto máximo da sustentabilidade.

Sex, 2019-08-16 16:56
Sex, 2019-08-16 16:53

O IPMA disponibilizou o seu relatório climatológico referente ao mês de julho e sem surpresas classificou o mês passado como normal em relação às temperaturas e seco em relação à precipitação, que teve um valor médio de 5.9mm, apenas 43% do normal, o que como vos adiantei nas semanas passadas, implica um agravamento dos índices de água nos solos e da seca meteorológica, na nossa região a percentagem de água nos solos está com valores extremamente baixos, inferiores a 20%, o “stress” hídrico já é bem visível para os mais atentos, tratam-se de valores muito próximos do emurchemento permanente

Qui, 2019-08-08 10:04

A mais remota e esbatida imagem que retenho da Misericórdia, leia-se Santa Casa da Misericórdia de Bragança é a de na minha meninice ser trado no sal Hospital a uma queimadura contraída no braço direito por causa de um acto voluntarista de gula. Posteriormente, já na adolescência voltei a transpor o portão de entrada de pilares encimados por globos a irradiarem luz trémula, balbuciante, envergonhada, nas noites invernais, nesse tempo quem me deu injecções foram freiras simpáticas de sorriso largo, de vozes acetinadas, de sílabas abertas de forma a serem entendidas à primeira.

Qui, 2019-08-01 15:28