A opinião de ...

A pandemia Covid – 19, que nos mantém em quarentena, trouxe de volta gestos de saudação desusados e, outros que a criatividade e, o bom humor social ditaram. Quem sabe se não é desta que se reformula o Protocolo, a Civilidade, ou as Boas Maneiras?

Qui, 2020-03-26 11:27

QUESTÃO:-“…proveniente do coronavírus e no meio de tantas alterações para as empresas e contribuintes individuais, se houvesse um resumo simples de entender no Consultório Fiscal seria um bom serviço público prestado pelo Mensageiro…”

Qui, 2020-03-26 11:21

Por mais que custe a aceitá-lo, é impossível escamotear que a humanidade enfrenta um dos maiores, se não mesmo o maior, dos desafios de sempre quando, de um dia para o outro, se viu confrontada com esta pandemia assustadora, desencadeada pelo aparecimento súbito e, para já, totalmente incontrolável do coronavírus - COVID-19 que, se não for travado urgentemente, pode transformar-se numa hecatombe inimaginável e brutal, capaz de a fazer ruir como um castelo de cartas.

Qui, 2020-03-26 11:18

Perante o cenário de pandemia de Covid-19 que se vive atualmente, a compra de bens alimentares exige algumas regras, sendo a primeira o bom senso.
Para comprar aquilo que realmente precisa, é importante ter um planeamento semanal das refeições e elaborar uma lista dos alimentos e respetivas quantidades a comprar. Mesmo em quarentena é possível comer bem, por isso, para ir menos vezes às compras sem acabar com o consumo de frescos em casa, opte por alimentos frescos que duram mais: como as couves, cenouras, alho francês, ou laranjas, maçãs ou peras, no caso da fruta.

Qui, 2020-03-26 11:16

A Covid-19 está no centro das atenções de todo o mundo. No centro das nossas preocupações. Seguimos com sofreguidão as notícias nacionais e estrangeiras. Esperamos ansiosamente pela relatório diário da situação epidemiológica. Lemos tudo, incluindo fake news, outra espécie de vírus das sociedades contemporâneas e também ele letal. Acompanhamos ansiosamente os progressos dos investigadores. Partilhamos as reflexões dos especialistas. Procuramos quem nos esclareça e ajude a pensar.

Qui, 2020-03-26 11:14

O IPMA disponibilizou o boletim climatológico sazonal do inverno 2019/2020 e sem surpresa confirmou que se tratou do segundo inverno mais quente em Portugal desde que há registos, apenas superado pelo ano 1990.

Qui, 2020-03-26 11:10

É dever dos Estados zelar pela segurança e bem-estar dos cidadãos. A situação excecional que se vive, a nível global, com a proliferação de casos registados de infeção pelo covid 19, justificou a excecional declaração do Estado de Emergência (EE) e cria a possibilidade de aplicação de medidas extraordinárias e urgentes de restrições no âmbito dos direitos, liberdades e garantias constitucionais, em especial, às liberdades de circulação e económicas.

Qui, 2020-03-26 11:06

Na sua recente mensagem, o Presidente da República, usou, várias vezes, a palavra guerra, para caracterizar a situação em que estamos mergulhados. Houve quem viesse logo criticá-lo por entender o termo desadequado. Não acho. É efetivamente uma guerra, esta que travamos com um inimigo poderoso, numeroso e traiçoeiro. Uma guerra em que, de nada nos valem os enormíssimos desenvolvimentos tecnológicos feitos ao longo dos tempos pois de nada nos valem os mísseis, drones, aviões, porta-aviões ou carros blindados.

Qui, 2020-03-26 11:05

Estes tempos que hoje vivemos não são tempos de meias palavras nem de meias medidas. E, muito menos, de brincadeira. Nos últimos dias, o número de casos positivos no distrito de Bragança (sobretudo em Bragança mas com origem em Mirandela) disparou. E vai continuar a subir nos próximos dias.
Os positivos a que temos vindo a assistir (e a noticiar), só não subiram ainda mais porque as autoridades não têm mais testes disponíveis para fazer. Se não, seriam mais.

Qui, 2020-03-26 11:00

A luta contra a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, tem sido um desafio para todos, em todo o mundo.
Em Itália, a taxa de mortalidade do vírus escalou acima do previsto e do que aconteceu nos países asiáticos, ultrapassando os seis por cento.
O elevado envelhecimento do país tem sido apontado como um dos principais problemas e uma das causas para esse efeito.
Em Portugal, os últimos sete dias foram pródigos em anúncios de novas medidas, que incluíram o teletrabalho, o encerramento de estabelecimentos, serviços públicos, escolas e até de fronteiras.

Qui, 2020-03-26 10:53

“Lembram-se quando as pessoas tinham diários e ficavam furiosas quando alguém os lia? Hoje elas colocam tudo nas redes sociais e ficam furiosas se ninguém lê”.
Autor anónimo

Qui, 2020-03-19 12:14

Donald John Trump, Presidente dos EUA, quis «tornar a América grande, outra vez». Para isso, em finais de 2016, numa das suas estratégias mais arriscadas, quis mostrar à China que podia, unilateralmente, mudar as regras do comércio recíproco e, por ricochete, também as do comércio com a UE.
As retaliações da China não se fizeram esperar e Trump lá conseguiu um acordozito que não o envergonhasse muito perante os americanos. Os Europeus, como sempre, desde a II Guerra Mundial, nada fizeram.

Qui, 2020-03-19 12:11

Mais fuorte que la guerra, spanto i grima.”
Antonio Machado, La Primabera

Qui, 2020-03-19 12:10

Após o primeiro dia de quarentena senti-me como se estivesse em Cabinda, no rectângulo aquartelado do Dinge, uma antiga serração de madeiras preciosas vindas da floresta do Mayombe, onde estávamos imersos na companhia de elefantes, gorilas, venenosas serpentes e os suga sangues a que apelidávamos de miruis dada a sua microscópica pequenez permitindo a este mosquito pousar sobre o nosso corpo e banquetear-se à vontade.

Qui, 2020-03-19 12:06

O dramatismo do surto pandémico Covid-19 apresenta-se-nos como uma oportunidade de maior consciencialização para todos, crentes e, não crentes. “Mesmo nesta situação de crise delicada, Deus não nos abandona, está connosco”, como refere D. José Cordeiro, incentivando-nos à “criatividade pastoral e litúrgica” remetendo-nos para uma maior vivência em casa, e em família.

Qui, 2020-03-19 12:04

Estamos prestes a chegar à nova estação do ano, o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de março às 03:50 horas, este instante marca o início da primavera no Hemisfério Norte, esta estação prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 20 de junho às 22:44 horas.

Qui, 2020-03-19 12:03

Não num Conto de Fadas, mas num real Reino, dos que antigamente reinavam, algo de gravoso acontecia trazendo o povo angustiado. O Rei, de virilidade insuspeitada, fez pela sucessão mas, destino atroz, todos os nove filhos morreram antes dele. Fado cruel, o último vivo, homem e herdeiro do trono, faleceu após plantar semente na barriga da princesa, sua esposa. Mas os céus e os ventos estavam todos contra este pequeno reino bordejado de praias oceânicas viradas para outros mundos.

Qui, 2020-03-19 12:02

As coberturas de assistência em viagem que integram os respetivos seguros preveem normalmente a cobertura de cancelamento ou redução da viagem. Esta garante o reembolso das despesas pagas com alojamento e transporte e que não possam ser recuperadas quando a viagem seja cancelada por motivo de força maior. Ao mesmo tempo, incluem uma longa lista de situações que se enquadram nesta definição, como acidente, falecimento de familiares diretos ou até imposição de quarentena à pessoa segura por autoridade competente.

Qui, 2020-03-19 12:00

Existem vários cenários. Por exemplo, o voo pode não chegar a realizar-se devido a restrições impostas pelas autoridades de saúde de algum país ou de uma região. Nesse caso, o viajante tem direito a ser reembolsado no prazo máximo de sete dias. Mas o consumidor também pode, se preferir, tentar negociar outro destino ou realizar o voo numa data diferente. Em nenhum destes casos, o viajante terá direito a ser indemnizado – trata-se de uma circunstância extraordinária que escapa ao controlo da transportadora aérea.

Qui, 2020-03-12 10:32

Foram divulgados vários relatórios por entidades oficiais como o Copernicus Climate Change Service (C3S), o programa da União Europeia para observação das mudanças climáticas, que anunciou que a Europa acaba de vivenciar o inverno mais quente desde que começaram os registos meteorológicos, em 1855. A temperatura média no continente entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 (inverno meteorológico) foi 3,4 ºC mais alta do que a média registada no período entre 1981 e 2010, e também 1,4 ºC acima do anterior inverno mais quente já registado, o de 2015/16.

Qui, 2020-03-12 10:19