Museu do Abade de Baçal reabre amanhã com exposições reforçadas e acessível a todos
Reabre amanhã ao público o Museu do Abade de Baçal (MAB), em Bragança, completamente renovado, mais acessível a todos e com mais peças expostas.
Reabre amanhã ao público o Museu do Abade de Baçal (MAB), em Bragança, completamente renovado, mais acessível a todos e com mais peças expostas.
A cultura de pistácios na região mais temperada do Nordeste Transmontano está a ser encarada como recurso com grande potencial produtivo, sendo um fruto seco com escoamento garantido, havendo já apostas consideráveis para o seu cultivo.
Andam mais felizes por estes dias os utentes do Centro Social e Paroquial de Izeda (CSPI), em Bragança. Ganharam dois novos companheiros, a cadela Violeta e o gato Pantera, animais adotados, e a amizade não tem preço.
O bom ambiente criado nas relações laborais já valeu um prémio ao Centro Social e Paroquial de Izeda (CSPI), em Bragança, que em setembro foi agraciado com o prémio Excelente ‘Bem-estar e felicidade’ Organizacional, atribuído pela Scoring parceira da Academia da Felicidade.
Sob a atual presidência de Ana Carvalho (eleita para o quadriénio 2023–2027, tornando-se a primeira mulher a liderar o NERBA), a associação prepara-se para enfrentar os novos desafios da década, mantendo o compromisso com a força de uma região.
A Capela de Santa Rosa de Viterbo, construída em 1806 a mando do Pe. Inácio José Vaz, na aldeia de Refoios, na Serra da Nogueira, em Bragança, foi recuperada e volta a estar ao serviço da população daquela aldeia da freguesia do Zoio.
1 - A construção da capela de Santa Rosa de Viterbo, na aldeia de Refoios ocorreu no ano de 1806. A referência à construção da capela de invocação a Santa Rosa de Viterbo, consta do tomo VI, pág. 46 das Memórias Arqueológico-Históricas, do Abade de Baçal.
As ruas da cidade de Bragança encheram-se de pessoas para a assistir à passagem da procissão em honra de Nª Senhora das Graças, no passado dia 22 de agosto, que se seguiu à eucaristia na Catedral, presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda. D.
Documentar a história da região quando passaram 50 anos desde o 25 de abril de 1974 foi o objetivo do livro “O 25 de Abril no Nordeste Transmontano - A História nunca contada”, que foi editado pelo jornal diocesano e apresentado publicamente na passada quarta-feira, dia 13 de agosto, nos jardins