Mirandela

PSD de Mirandela retira confiança política ao vereador Duarte Travanca

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2023-09-22 14:31

EM COMUNICADO, COMISSÃO POLÍTICA DOS LARANJAS JUSTIFICA TOMADA DE POSIÇÃO COMO “CONSEQUÊNCIA DO INDIVIDUALISMO, DESRESPEITO INSTITUCIONAL E FALTA DE CONFIANÇA POLÍTICA”.

A Comissão Política Concelhia de Mirandela do PSD decidiu retirar a confiança política ao vereador do Município, Duarte Travanca, cabeça de lista dos social-democratas nas autárquicas de 2021.
Em comunicado, a concelhia liderada por Nuno Magalhães justifica esta quebra na relação institucional “em consequência do individualismo, desrespeito institucional e falta de confiança política”.
A concelhia não quer prestar declarações sobre o assunto, remetendo todas as explicações para o comunicado onde adianta que, para futuro, “todas as tomadas de posição, propostas ou outras ações, bem como a sua divulgação, emanadas pelo vereador, não representam, nem vinculam o PSD Mirandela”.
Na nota divulgada, a concelhia laranja adianta que, desde que tomou posse, “procurou estabelecer uma relação de articulação, confiança e lealdade com os atuais eleitos locais do PSD, independentemente da sua condição de militância ou não militância, em prol do projeto político do PSD”. Nesse sentido, diz ter “estabelecido contactos com os vereadores eleitos pelo PSD, nas últimas eleições autárquicas, com vista à partilha e articulação das posições políticas que são tomadas, em nome do PSD Mirandela”.
Apesar das tentativas e iniciativas de ambas as partes, ao longo do tempo, a concelhia do PSD “denotou que o Vereador Duarte Travanca continuou a manter uma posição de afastamento do PSD Mirandela, assumindo, sempre, a sua condição de independente, veiculando posições pessoais e desarticuladas com o PSD Mirandela”.
Acrescenta ainda, que, “na sua página de vereador nas redes sociais e usando a sua condição de Vereador, teceu críticas a pessoas e instituições, apoiou candidaturas políticas e assumiu posições que, em momento algum, foram comunicadas ou debatidas com o PSD Mirandela”, pode ler-se no comunicado.
Da mesma forma, o PSD Mirandela lamenta que “a sua agenda pessoal se sobreponha a qualquer projeto comum e que exista um desrespeito para com o Partido Social Democrata, que acreditou e promoveu o projeto político encabeçado por Duarte Travanca, assistindo a ataques, diretos e indiretos, à credibilidade e honorabilidade do PSD, inaceitáveis em política e em relações que se pretendem de confiança. Consideramos que a lealdade, confiança e respeito institucional deverão, sempre, prevalecer sob qualquer sonho ou anseio pessoal”, adianta a nota.
Face a estas posições, a concelhia retira a confiança política a Duarte Travanca e relembra palavras de Francisco Sá Carneiro: “Primeiro, Portugal, depois, o partido e por fim, a circunstância pessoal de cada um de nós."
Até ao momento, ainda não foi possível obter uma reação por parte de Duarte Travanca a esta tomada de posição do PSD local.

Assinaturas MDB