Torre de Moncorvo

Governo diz que ainda não há interessados na exploração mineira no cabeço da Mua

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 08/14/2025 - 09:26

O Governo admitiu na terça-feira que ainda não há interessados na concessão de exploração mineira em Torre de Moncorvo, após ter sido retirada a licença à anterior concessionária, por falta de atividade, querendo de futuro um projeto sólido.
“Uma vez retirada uma concessão [mineira], qualquer empresa pode apresentar-se a concorrer a um determinado território. Ainda não apareceu nenhuma empresa interessada, e neste momento ainda não há nada que nos faça pensar no projeto para as minas de Torre de Moncorvo”, disse o secretário de Estado adjunto e da Energia, Jean Barroca.
De acordo com o governante, está-se a organizar todo o sistema em relação aos recursos geológicos e mineiros e a rever-se as regras técnicas e financeiras das empresas que poderão concorrer às respetivas concessões,
“Tudo isto vai incluir as reformulações dos contratos e condições dos ‘royalties’ que esses contratos irão pagar aos territórios, e ao mesmo tempo revisitar algumas das regras ambientais, bem como as participações das comunidades locais, e que não se aplica especificamente só a esta mina”, vincou Jean Barroca.
Segundo o secretário de Estado, estas medidas terão de ser analisadas, antes de se iniciar qualquer contrato de concessão e exploração mineira, na reavaliação das minas de Torre de Moncorvo.

Assinaturas MDB