Bragança vence Brito com golo nos descontos de Capelo e regressa ao pódio
O Grupo Desportivo de Bragança somou, este domingo, três importantes pontos ao vencer o Brito Sport Club por 1-0, num triunfo suado e alcançado já em período de compensação, em partida referente à 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A tarde de domingo, em Bragança, começou com um gesto simbólico: a equipa da casa entrou em campo com t-shirts alusivas ao 'Outubro Rosa' , numa ação de sensibilização para a luta contra o cancro da mama. No entanto, o ambiente de confraternização deu rapidamente lugar à competitividade, num jogo disputado e com muitos nervos à mistura.
O Brito, orientado por Quim Berto, procurava redimir-se da pesada derrota (5-0) sofrida na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao mesmo adversário e apresentou uma postura mais cautelosa, apostando nas transições rápidas para tentar surpreender o Bragança. A equipa da casa, mais dominadora e segura defensivamente, revelou alguma falta de inspiração no ataque durante o primeiro tempo.
As oportunidades escassearam, mas houve perigo em ambas as balizas. Aos 35 minutos, Carlos Ferreira, de cabeça, esteve muito perto de marcar, num lance no qual os brigantinos reclamaram que a bola teria ultrapassado a linha de golo. Já o Brito respondeu por Fontes, que causou muito perigo já em período de descontos.
Na segunda metade, o conjunto orientado por André Irulegui entrou mais pressionante, com Pipo a revelar-se o motor da equipa pela ala esquerda e a dar ímpeto ofensivo aos “canarinhos”. Danny (46’), Parini (71’) e Machado (74’) estiveram perto de inaugurar o marcador, mas faltou eficácia na finalização. O técnico brigantino aproveitou também para lançar os reforços Jáilson (ex-Resende) e Daffé (ex-Gouveia), enquanto Vieirinha (ex-Salgueiros B) permaneceu no banco.
Aos 81 minutos, o guarda-redes do Brito, Rui Lopes, viu o cartão vermelho direto após uma falta dura sobre Patchu à entrada da área, deixando a sua equipa reduzida a dez elementos. O Bragança acabaria por aproveitar a superioridade numérica e, já no sexto minuto de compensação (90’+6), o capitão Fabien Capelo converteu com sucesso uma grande penalidade conquistada por Pipo, garantindo um triunfo muito festejado pelos adeptos da casa.
O encontro terminou em clima de grande tensão, com o capitão do Brito a ser expulso já aos 90’+9, após protestos dirigidos à equipa de arbitragem. No rescaldo, registaram-se ainda trocas de palavras entre jogadores e adeptos junto ao relvado, situação que obrigou à intervenção policial para acalmar os ânimos.
Em declarações após o jogo, André Irulegui destacou “uma vitória saborosa, conquistada com muito esforço e sofrimento”. O treinador sublinhou ainda que “o jogo estava muito dividido e podia cair para qualquer lado”, acrescentando que “estes três pontos surgem num momento importante e fortalecem ainda mais o grupo”.
Sobre os incidentes no final, lamentou o episódio e defendeu que “a proximidade do banco de suplentes à claque adversária contribuiu para o ambiente tenso”, apelando à análise da situação.
Do lado do Brito, Quim Berto mostrou-se visivelmente desagradado com o desfecho e optou por não prestar declarações.
Com esta vitória, o GD Bragança regressa ao pódio da Série A, ocupando o terceiro lugar, com 16 pontos. Já o Brito cai para a zona de despromoção, em 11.º, com 8 pontos. Na próxima jornada, dia 2 de novembro, o Bragança desloca-se ao reduto do Monção, último classificado, enquanto o Brito recebe o Machico.
Fotos: Guilherme Moutinho






