ATLETISMO

Torneio Distrital de Atletismo Adaptado promoveu a inclusão de 60 atletas com deficiência (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2022-11-29 16:08

A Pista de Atletismo do Campo do IPB recebeu, esta terça-feira, a 3.ª edição do Torneio Distrital de Atletismo Adaptado, ação promovida pelo CSP dos Santos Mártires em parceria com a Associação de Atletismo Bragança (AAB), com a tutela da ANDDI Portugal, integrada na Semana da Diocese de Bragança.

Para Sérgio Afonso, Treinador de Atletismo Adaptado dos Santos Mártires, o regresso do Torneio Distrital de Atletismo Adaptado, após dois anos de interregno devido à pandemia da COVID-19, é motivo de extrema satisfação. “É um momento muito especial. É um enorme regozijo para nós, técnicos das IPSS ligados ao desporto adaptado, voltarmos a realizar uma prova que visa a inclusão das pessoas com deficiência através da prática desportiva”.

“O impacto desta iniciativa nos utentes das IPSS é extremamente positivo, estiveram muito tempo sem atividade e sair das portas das instituições é o verdadeiro paradigma da inclusão e é isto que nos move, não nos interessa tanto os resultados, mas sim estarem bem e praticarem desporto,” reforçou Sérgio Afonso.

Rodolfo Moreno, presidente da AAB, frisou a importância da atividade. “Esta iniciativa pretende dinamizar e promover o desporto a estes praticantes, onde assistimos a uma manhã muito agradável e inclusiva através da prática do atletismo,” avançando que “iremos promover ações de aperfeiçoamento técnico para estes atletas, dando outro enquadramento para além da prática informal”.

A atividade contou, também, com a presença de José Costa Pereira, presidente da ANNDI Portugal, que resumiu o objetivo do evento. “Esta iniciativa visa comemorar, antecipadamente, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, proporcionando a inclusão pelo desporto para pessoas com deficiência no desenvolvimento intelectual, com síndrome de Down e no espetro do autismo”.

A corrida de 1000 metros masculinos foi ganha por Ângelo Silva (CEE), sendo o pódio completado com Bruno Costa (APPCDM) e Bruno Lousada (ASCUDT), respetivamente. Nos femininos, venceu Lucília Anjos (APADI), seguida de Andreia Fernandes (APPCDM) e Sandra André (APADI).

Na prova de 100 metros, Manuel Afonso (ASCUDT) foi o mais rápido, seguido de Ângelo Silva e Carlos Montenegro (Espaço mais). Em femininos, o triunfo na prova sorriu a Ivanina Ruleva (Cercimac), com Filipa Vaz (Santos Mártires) a terminar em segundo e Lucília anjos (APADI) em terceiro.

O salto em comprimento foi vencido por André Ferreira (Santos Mártires), secundado por Rufino Campeão (APADI) e Adérito Rodrigues (CEE). Na prova feminina foram ao pódio Mónica Santos, em 1.ª posição, (Santos Mártires) e Andreia Alexandra (APPCDM) em 2.º lugar.

Para finalizar, no lançamento do peso, a vitória não causou surpresas em masculinos. Marcos Afonso, medalha de ouro nos Jogos do Eixo Atlântico, realizados em julho deste ano, foi o vencedor. “É uma sensação boa participar neste Torneio Distrital, gosto de praticar desporto e é importante para a saúde,” disse o atleta dos Santos Mártires. Em segundo e terceiro ficaram Gualter Silva (APADI) e Manuel Afonso (ASCUDT), respetivamente.

Nos femininos, Marisa Borges (CEE) lançou o peso mais longe, com Jacinta Matos (Cercima) e Luísa Salvador (ASCUDT) com as segundas melhores marcas.

A iniciativa envolveu 60 participantes de 8 instituições do distrito de Bragança: Santos Mártires, ASCUDT, APADI, APPACDM Mirandela, Centro Educação Especial, Espaço Mais, Cercimac e UDEP.

Fotos: Guilherme Moutinho.

Assinaturas MDB