A opinião de ...

«O Mundo e a Igreja: que futuro» (conferência)

Realiza-se hoje a conferência em título pelo Padre Doutor Anselmo Borges. Ocorre no Auditório Municipal Paulo de Quintela, em Bragança, às 21h00. Somos todos convidados. Também pode participar via vídeoconferência em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/8340681413, ID da reunião: 834 068 1413 .
Na conferência também será apresentado o livro com o mesmo título e também da autoria do conferencista.
Anselmo da Silva Borges, com 78 anos, natural de Paus, Resende, é um padre católico, professor universitário e ensaísta português. É uma voz que reflete sobre a doutrina procurando esclarecê-la à luz da fé e da razão. Procura a verdade colocando dogmas e falsos princípios em causa a porque «a verdade nos libertará». Desafia a ortodoxia cristã católica a sair da sua torre de marfim e a demonstrar, na realidade, com transparência e coerência, o valor da doutrina e a sujeitá-lo ao teste da verdade. Não abdicando da fé, exige o seu esclarecimento pela razão.
Não teme ser polémico nem estar entre dois fogos: «o dos cristãos mais rígidos, mais ortodoxos, a quem desagrada a sua visão desempoeirada e moderna do que deveria, em seu entender, ser a Igreja Católica; e a daqueles que, não sendo católicos, e, eventualmente, não professando nenhuma confissão religiosa, discordam quando algo do que escreve, confere com a posição oficial da hierarquia, ou, pelo menos, procura compreender e desculpar algumas das suas atitudes.» (Luís Rocha, 2019:36).
Norteia-o o princípio da autonomia do indivíduo, do cidadão e do cristão católico: «Tenho de pensar por mim, sou responsável por mim mesmo, e sou, fundamentalmente, confrontado com a questão da verdade.» (Anselmo Borges, citado por Luís Rocha, Idem: ibidem).
Padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, de cuja Faculdade de Letras é Professor. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma, diplomado com O DEA (Diplôme d’études approfondies) em Sciences Sociales pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade, e também do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem várias obras publicadas, como Janela do (In)visível; Janela do (In)finito; Religião e Diálogo Inter-religioso; Corpo e Transcendência; Deus e o Sentido da Existência; Quem Foi/Quem É Jesus Cristo? (Coord.); Deus Ainda Tem Futuro? (Coord); Deus, Religiões, (In)felicidade; Francisco. Desafios à Igreja e ao Mundo, Conversas com Anselmo Borges. A Vida, as Religiões, Deus, todas com várias edições. É colunista do “Diário de Notícias”. O Mundo e a Igreja. Que Futuro?, publicada em Novembro de 2021, está na terceira edição.

Edição
3875

Assinaturas MDB