FUTEBOL FORMAÇÃO

CASC Freixo vence e convence na estreia no Campeonato Distrital de Juniores

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-10-17 12:14

A equipa do CASC Freixo visitou o campo do CA Macedo de Cavaleiros, na ronda inaugural do Campeonato Distrital de Juniores, e mostrou futebol de qualidade na sua estreia no escalão de juniores ao vencer, por 2-4, a equipa macedense.

O CASC Freixo dominou quase por completo o jogo com o CA Macedo de Cavaleiros, mas só após o golo inaugural marcado aos 33’, conseguiu sacudir a ansiedade que marcou a primeira meia hora do encontro. O golo surgiu após uma infelicidade de Francisco Dias a colocar a bola na sua própria baliza ao tentar desviar um livre marcado por Pedro Cruz.

Abalado, mas não derrubado, o CA Macedo de Cavaleiros imediatamente respondeu com o golo do empate, aos 36’. O capitão Duarte Lino aproveitou uma bola parada para, de cabeça, restabelecer a igualdade no encontro. O jogo seguia a um ritmo frenético e Matheo Oliveira, aos 38’, finalizou uma boa combinação do ataque da equipa de Freixo de Espada à Cinta.

No reinício da partida, a equipa visitante manteve os bons indicadores deixados no primeiro tempo e o avançado freixenista Duarte Freitas colecionou oportunidades soberanas para dilatar a vantagem. O 1-3 aparece, aos 65’, após um livre irrepreensível cobrado por Emílio Araújo. Um golo de antologia que arrancou aplausos dos adeptos que se deslocaram ao Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros. Minutos depois, aos 74’, Martim Silva colocou a discussão em qual seria o melhor golo da partida. O jovem jogador do Freixo recebeu a bola de costas para a baliza e em movimento contínuo executa um remate certeiro, sem qualquer hipótese para o guarda-redes Pedro Varandas.

A formação orientada por Carlos Choupina reduziu, aos 83’, através de Rodrigo Silva. O extremo macedense mostrou sempre muita garra na abordagem aos lances e fez valer o seu espírito lutador no golo que fechou as contas da partida, em 2-4.

Nos minutos finais do encontro, o nervosismo e alguns “excessos” resultaram na amostragem de cartões vermelhos a Simão Carvalho e Leonardo Rentes, do Macedo de Cavaleiros e do Freixo, respetivamente.

Carlos Choupina, treinador do CA Macedo de Cavaleiros, revelou as dificuldades na construção da sua equipa. “É o primeiro jogo, basicamente começamos o jogo taco a taco sem qualquer superioridade entre as equipas. Estamos a notar a falta de três elementos importantes do nosso plantel, tanto que terminámos o encontro só com jogadores do escalão de juvenis. Os meus atletas mostraram algum nervosismo e ansiedade compreensível no primeiro jogo, não esquecendo serem juvenis a competir num campeonato de juniores”. Apesar do resultado negativo, Carlos Choupina garante que a sua equipa demonstrará a sua qualidade. “Penso que o segundo jogo correrá melhor. O Macedo de Cavaleiros irá cumprir o seu calendário e dentro das nossas possibilidades, porque temos muito poucos atletas juniores e os juvenis são o suporte da nossa equipa, realizaremos jogo após jogo e o melhor possível”.

O coordenador técnico do CASC Freixo, João Carrasco, não escondeu a sua satisfação e realça o papel do clube no crescimento dos seus atletas. “Esta foi a nossa estreia no escalão de juniores em futebol, esta equipa é constituída por juniores e juvenis provenientes do futsal, esta época apostámos no futebol juntando os dois escalões e correu bem para primeiro jogo. Os nossos objetivos são claros, queremos dar minutos de jogo aos nossos jogadores, sem nenhuma ambição para que eles cresçam no futebol e veremos o que conseguimos fazer. É difícil pensar nos lugares que permitam aceder aos nacionais pois é o nosso ano de estreia. A nossa equipa é constituída por jogadores que estudam fora de Freixo e têm um treino quinzenal aos sábados e jogam no sábado seguinte. É mais fácil trabalhar sobre vitórias, jogamos em nossa casa frente ao Bragança e daremos o nosso melhor”.

Nos outros jogos da primeira jornada, o SC Mirandela venceu o GD Moncorvo por 5-2 e o ACRD Seixo de Manhoses bateu o FC Vinhais por 3-1. Os restantes jogos da primeira jornada foram adiados, sendo que o ADC Rebordelo-FC Carrazeda será disputado no dia 3 de novembro; o GD Bragança recebe a Escola Crescer e está agendado para o dia 23 de novembro e o jogo entre GD Cachão e ADSP Vale do Conde fica para o dia 8 de dezembro.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB