Miranda do Douro

Picote conserva pinturas murais a fresco datadas do século XVI

Publicado por Francisco Pinto em Dom, 2018-01-07 22:16

A paróquia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, anunciou hoje a conservação de num conjunto de pinturas a fresco datadas da primeira metade do século XVI que foram descobertas na capela de Santo Cristo.
“Sabia-se que existiam algumas pinturas na parte de trás do altar mor, que estavam cobertas por cal e que agora estão a ser intervencionadas, para que a população e os turistas as possam apreciar e contemplar o seu verdadeiro valor histórico e cultural”, disse ao Mensageiro o pároco de Picote, António Pires.
Para o sacerdote, tudo leva a crer que a primitiva igreja paroquial desta localidade da diocese de Bragança- Miranda estivesse instalada no imóvel, que agora está a ser intervencionada por técnicos especializados neste tipo de restauro.
“Na altura em que foi retirado o altar mor e, ao remover a cal que cobria as paredes, verificou-se que havia pinturas singulares a fresco que ocupavam uma área bastante considerável da capela e que era urgente conservar”, frisou o também presidente da Comissão de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda.
 

 

Assinaturas MDB