Nordeste Transmontano

Alunos da Miguel Torga e de Carrazeda de Ansiães vão ao Parlamento dos Jovens

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2017-03-10 15:45

Mais de 40 deputados, 33 efetivos e 11suplementes, oriundos de onze escolas secundárias do distrito de Bragança participaram na sessão distrital do programa Parlamento dos Jovens, que teve lugar na Escola Secundária Emídio Garcia, na passada segunda-feira. Os alunos das Escolas Miguel Torga, em Bragança, e da Secundária de Carrazeda de Ansiães vão representar o distrito na fase nacional que terá lugar em Lisboa. Até 21 de março decorrem em todo o país as fases distritais e regionais. No mesmo dia foi escolhida a Euroescola, que desta vez recaiu sobre a Escola Secundária Afonso III em Vinhais.
O número de participações que deixou entusiasmado o diretor regional do Norte do Instituto Português da Juventude e do Desporto, Vítor Dias, que considera fundamental “ajudar os jovens a lidarem com os mecanismos da democracia, a elegerem, serem eleitos e discutirem entre si”. Estes debates podem fazer a diferença na vida dos estudantes dando-lhe outras ferramentas de análise. “Só o facto de puderem estudar os assuntos, os temas e fazerem debate já é importante” acrescentou o responsável.  
O ponto de partida foram os “40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico” em que participaram  as escolas secundárias Emídio Garcia, Abade de Baçal e Miguel Torga, de Bragança, mais as secundárias de Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vinhais, e as escolas profissionais Prática Universal (Bragança) e a de Carrazeda de Ansiães.
 
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB