Vinhais

Câmara pede medidas para prevenir fungo que ataca a castanha

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-11-09 10:09

A Câmara de Vinhais aprovou na última reunião do executivo, no passado dia 31 de outubro, que o Ministério da Agricultura elabore um estudo “para que sejam feitos tratamentos de mitigação em relação a esta doença, para que não venha a ser afetada a produção do próximo ano”.
Este trabalho, é considerado “de caráter urgente”, pelo autarca Luís Fernandes, de modo que possa haver uma informação, no sentido de indicar quais os procedimentos que devem ser adotados para serem tratadas estas doenças. O fungo afetou, sobretudo, a qualidade da castanha e por consequência o preço, que baixou consideravelmente.
O concelho de Vinhais foi muito afetado pela quebra na produção de castanha devido à permanência do fungo da septoriose, que destruiu mais de 80% da colheita.
Luís Fernandes garante que “não deixará de continuar a reivindicar medidas de apoio aos agricultores do concelho de Vinhais”.
A Câmara de Vinhais aprovou por unanimidade em reunião um documento em que estão vertidas as graves consequências da quebra de produção de castanha no concelho e onde são solicitadas medidas de apoio para os produtores afetados. O documento já foi entregue aos membros do Governo que marcaram presença na Feira da Castanha, no final de outubro, como a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Ministro da Economia, António Costa e Silva, bem como, ao diretor Regional Adjunto da Agricultura para o fazer chegar ao Ministério da Agricultura.
Ficou decidido reenviar novamente o documento a estas e outras entidades, para que esta seja uma situação devidamente ponderada, analisada e intervencionada para ajudar os produtores do concelho de Vinhais. A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse numa visita a Alfândega da Fé, no passado dia 27 de outubro que o Governo não tem forma de ajudar nas quebras de produção durante as respetivas campanhas, por se tratar de uma matéria segurável e que devem ser os seguros coletivos a ter a disponibilidade para poder fazer face a estas quebras.
A Câmara de Vinhais promete que “não deixará por todos os meios de continuar a exigir que sejam tomadas medidas, tal como constam no documento, ou outras que as entidades competentes entendam para fazer face a este cenário de quebra de produção que se verifica em dois anos consecutivos”.

Assinaturas MDB