Bragança

Centenário de José Saramago é mote do Festival Literário

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-05-19 09:50

A comemoração do centenário do nascimento de José Saramago é o tema central da 6ª edição do Festival Literário de Bragança, que regressa ao formato presencial entre os dias 25 e 28 de maio. “Sendo um festival de literatura e para a literatura não podíamos desperdiçar a oportunidade de destacar o José Saramago, um dos maiores escritores a nível internacional. Fazia todo o sentido que nos associássemos às comemorações do seu centenário”, referiu Avelina Ferraz, da Editorial Novembro entidade que produz o evento em parceria com o Município de Bragança e a Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Esta homenagem ao único escritor português que venceu o prémio Nobel da Literatura, mobiliza três dias de intensa atividade literária e artística na cidade, com a presença de escritores como Gonçalo M. Tavares, Maria Rouco, Sónia Borges, David Machado, André Osório entre muitos outros, como a apresentação da obra Academia de Letras de Trás-os-Montes-Memória de uma década.
Como se trata de uma ocasião especial, a filha e a neta, de José Saramago estarão presentes. “A filha vem inaugurar uma exposição logo no dia 25 e a neta participa numa sessão de Conversas Familiares para conhecer um pouco mais o que foi este escritor”, afirmou Paulo Xavier, vice-presidente da Câmara de Bragança.

Assinaturas MDB