Bragança

Defesa de Bruno Coutinho junta parecer de médica legista sobre autópsia a Luís Giovani

Publicado por AGR em Seg, 2021-02-22 14:37

A defesa de Bruno Coutinho, um dos arguidos do caso da morte do estudante cabo-verdiano Luís Giovani, pediu hoje ao coletivo de juízes para ser junto ao processo um parecer de Teresa Magalhães, antiga diretora do Instituto de Medicina Legal do Porto, que conclui ser indeterminado se a pancada que se revelou fatal resultou de uma agressão ou de uma queda.

Na terceira sessão do julgamento, que hoje foi retomado no pavilhão do Nerba, em Bragança, o coletivo de juízes decidiu ainda solicitar à Faculdade de Engenharia do Porto apoio técnico para ouvir um trecho de escutas feitas aos arguidos, que a defesa de Bruno Coutinho considera terem sido incorretamente transcritas pela Polícia Judiciária.

No som, captado no dia em que os arguidos foram ouvidos em Vila Real, Bruno Coutinho alega ter dito que nunca pegou no pau que terá servido para agredir os estudantes cabo-verdianos enquanto a transcrição indica que o arguido admitiu ter pegado no pau.

Uma vez que o som, reproduzido várias vezes, é impercetível, os juízes aceitaram o pedido da defesa de solicitar auxílio técnico àquela faculdade para tornar o som mais limpo.

Durante a manhã, Bruno Coutinho foi interrogado pela defesa, tendo reiterado a sua inocência, garantindo ter visto o arguido Bruno Fará a agredir um dos estudantes com “um pau, tendo-o atingido num braço”, o mesmo pau que depois terá servido para os estudantes cabo-verdianos também agredirem Fará.

“[Fará] atingiu o que foi direito a ele. Mas pareceu-me que foi num braço. E ele também se virou a ele. Há um momento que olho para cima e já o vejo no chão e eles com o pau.

Reparei que os africanos tinham o pau e o Fará no chão. Eles é que estavam a dizer “vinde cá mano a mano””, contou na sessão.

No final da audição do arguido, que cerca de uma hora, o juiz presidente fez um comentário lacónico: “é curioso, nas vossas declarações falta sempre alguém, há sempre alguém que está ausente em cada momento”.

Hoje também começou a ser ouvido o arguido André Pires.
A sessão prossegue da parte da tarde.

Assinaturas MDB