Bragança-Miranda

Diocese deu primeiro passo do processo sinodal na catedral

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-10-14 12:10

Foi na passada quinta-feira, dia 07 de outubro, que a diocese de Bragança-Miranda deu o primeiro passo do processo sinodal, com a Assembleia do Clero realizada na Catedral, em Bragança, no dia em que se assinalou o 20.º aniversário da dedicação da Catedral, o 20.º aniversário da ordenação episcopal de D. António Moreira Montes e o 10.º aniversário da ordenação episcopal de D. José Cordeiro.

“Optámos por fazer três em um no próprio aniversário da Catedral, uma vez que estavam alinhados, e a Catedral é o sinal visível da comunhão e da unidade e foi aqui que fomos ordenados. Significou um momento importante de ação de Graças e o primeiro passo no processo sinodal que o Papa Francisco suscitou em toda a Igreja com a Assembleia do Clero que aqui se reuniu em grande número. Prossigamos neste caminho sinodal”, explicou o bispo D. José Cordeiro.

Sobre a Assembleia do Clero realizada nessa manhã, o prelado sublinhou que se tratou do “início deste processo sinodal”. “Estivemos a estudar a forma de o aplicar à nossa diocese e já no dia 17 de outubro, com a abertura do processo sinodal, a abertura do Ano Litúrgico-Pastoral, a 27 de novembro, e, depois, os encontros de escuta nas várias realidades da nossa diocese, dentro e fora da Igreja. Queremos ouvir o maior número de pessoas para escutar no terreno a realidade da Igreja que somos.

É sempre importante a celebração da dedicação da catedral, que vem proposta para todas as dioceses e até paróquias”, sublinhou.

Já durante a homilia na eucaristia, D. José Cordeiro lembrou que “esta é uma oportunidade de graça para: reexaminar o passado, transformar o presente e desenhar o futuro”. “Crescer, fazer sempre mais e fazê-lo sempre melhor, com amor, humanidade e humildade. Eis o desafio permanente!

A escuta, a conversão, a confiança, a comunhão, a coragem criativa e a oração são caminhos sempre a prosseguir nos caminhos sinodais para uma Igreja: comunhão, participação e missão. Quem escuta, caminha com coragem e confiança.

Caros irmãos e irmãs: é preciso acreditar e amar a Igreja, serva e esposa de Jesus Cristo!”, exultou D. José Cordeiro.

Assinaturas MDB