Bragança

Grupo Vira Bombos revirou a vida dos utentes da APADI

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2022-11-25 14:35

Foi um acaso que ditou que Eva Amaro, professora de Música na APADI- Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, em Bragança, estivesse muito atenta ao ponto de notar que alguns utentes da instituição, que participavam num ateliê de música, quando pegaram nuns pauzinhos conseguiam fazer ritmos básicos. “Eu reparei e, disfarçadamente, fiquei a observá-los algum tempo. Constatei que a atividade lhe agradava”, recordou professora.
Daqui até começarem a ensaiar foi um salto de pardal. Improvisaram os instrumentos com o que havia à mão. Corria o ano de 2017. “Começamos por arranjar caixas de papelão, onde batiam com os pauzinhos. Não tínhamos instrumentos a sério”, revelou Eva Amaro.
A coisa até correu bem e decidiram avançar para um algo sistematizado.
Foi este o ponto de partida para se começar a pensar num projeto musical mais estruturado. “Eles gostam de música tradicional, têm essas referências, e aproveitamos isso. Foi assim que começamos. Formou-se o grupo com os utentes que quiseram aderir. Numa altura em que estava marcado o almoço anual da APADI pedi vários bombos emprestados ao Conservatório de Música e Dança de Bragança para fazer uma primeira apresentação. Foi um sucesso inesperado. As pessoas ficaram muito bem impressionadas com o desempenho”, explicou Eva Amaro.
O dinheiro apurado com os donativos desse almoço acabou por doado ao grupo Vira Bombos e serviu para comparar os instrumentos musicais de que precisavam. Ora, se com instrumentos improvisados brilharam, com os a sério num ápice revelaram todo o talento que têm.
Desde então nunca mais pararam.

Assinaturas MDB