Bragança

Isabel Ferreira defende criação de eurorregião com Castela e Leão

Publicado por Glória Lopes em Qui, 12/18/2025 - 10:43

O atendimento em farmácias de fronteira, o alargamento do 112 transfronteiriço a mais zonas do país e a criação de laboratórios colaborativos de âmbito ibérico estão entre os projetos que portugueses e espanhóis defenderam na reunião dos novos Comités Setoriais da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal – Castilla y León (CT NORCYL), que se reuniram pela primeira vez na passada quarta-feira, em Bragança.
A autarca de Bragança, Isabel Ferreira, defendeu uma aproximação da região Norte à zona de Castela e León, uma vez que neste momento, está mais ligada à cooperação com a Galiza. “Nós temos os mesmos desafios, os mesmos problemas que tem Castela e Leão, mas faz todo sentido aumentar esta cooperação e trabalharmos como uma eurorregião, até envolvendo a zona Centro de Portugal. Portanto, seria o Norte, o Centro e Castela e Leão para podermos depois ter programas transfronteiriços também específicos para esta cooperação”, acrescentou Isabel Ferreira que destacou a importância de a reunião ter sido realizada em Bragança. “É um ponto estratégico territorialmente para a colaboração com Castela e Leão”, sublinhou.
Nessa eurorregião caberia o 112 transfronteiriço, já a funcionar em alguns municípios do Minho, um dos projetos que a autarca gostaria de ver alargado a outras zonas do país. “A pessoa tem uma emergência médica é socorrido e atendida pelos serviços tiverem mais próximos. Seria bom aumentar também cada vez mais esta cooperação no âmbito da proteção civil e respostas de emergência. Há sempre colaboração, naturalmente, mas podemos sempre fazer esta cooperação de forma mais institucional e mais musculada”, defendeu a autarca.

Assinaturas MDB