FUTEBOL DISTRITAL

Lafaiete acusa adeptos do Sendim de racismo

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-03-21 12:58

A vitória do Grupo Desportivo de Sendim, na tarde de domingo, sobre o CDC Carção, por 1-0, ficou manchada por alegados insultos racistas, provenientes das bancadas do Valentim Guerra, dirigidos a Willian Lafaiete, defesa do Carção, tendo os ânimos fervido em Sendim e obrigado à interrupção da partida por vários minutos.

O defesa brasileiro Willian Lafaiete acusa adeptos sendinenses de proferir insultos e comentários depreciativos baseados na cor de pele. “Na primeira parte, o nosso jogador Gonçalo ouviu os insultos de macaco e se dirigiu à GNR que nada fizeram. Na segunda parte, eu jogava mais próximo dos adeptos do Sendim, e assim que eu pegava na bola, eles faziam vozes de imitar macacos, todas as vezes que eu pegava ou tocava na bola. Até o jogador Diego, do Sendim, pediu para seus adeptos pararem com aquilo, e nada adiantou. Cheguei até ao árbitro e disse-lhe o que os adeptos faziam, ele nada fez a não ser dizer que não ouvia nada, assim como o seu assistente. Foi lamentável o que passei em Sendim, foi pela primeira vez que aconteceu isso comigo e não desejo aquilo a ninguém”.

Em comunicado oficial, a direção do GD Sendim demarca-se das acusações e aponta o dedo a Lafaiete, expulso ao minuto 65’. “Repugnamos ainda, o episódio ocorrido a meio da segunda parte, quando um atleta da equipa adversária, de cabeça completamente perdida, se dirigiu à bancada com ameaças verbais e gestuais, pegando na placa numérica das substituições e arremessando-a violentamente contra um adepto do Sendim, tendo este sofrido escoriações na cabeça e na mão. O Jogador em questão foi admoestado pelo árbitro da partida com cartão vermelho,” adiantando que, “como não podia deixar de ser, o adepto em causa e o próprio clube apresentou queixa na GNR pela referida agressão”.

Quanto ao jogo, o golo que confirmou a passagem dos sendinenses à final foi da autoria de Bruno Souza, aos 90’+16, relembrando que o Sendim vencera na primeira mão por 0-1, em Vimioso.

Na final, agendada para o dia 1 de maio, em Miranda do Douro, o GD Sendim defronta o GD Bragança.

Assinaturas MDB