// Política

Lutas em Vinhais e Miranda pela presidência da concelhia socialista

Publicado por AGR em Qui, 2020-01-30 10:32

A candidatura de Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, à presidência da Concelhia local do Partido Socialista é um dos factos marcantes das eleições locais do partido que decorrem amanhã por todo o distrito.

O autarca desafia, assim, o atual presidente daquela estrutura há dois mandatos, Pedro Miranda, que é vereador a tempo inteiro na autarquia vinhaense e ainda se podia recandidatar a um terceiro mandato à frente da concelhia.

“Estou de consciência tranquila”, disse Pedro Miranda ao Mensageiro, garantindo que, em caso de vitória, “claro” que vai manter a aposta em Luís Fernandes para conquistar a autarquia nas próximas eleições autárquicas, previstas para 2021“Candidato-me porque ainda não atingi o limite de mandatos e a concelhia tem estado a funcionar bem”, frisou.
O Mensageiro tentou, por diversas vezes ao longo das últimas duas semanas, chegar à fala com Luís Fernandes mas foi impossível obter uma reação apesar das diversas tentativas de contacto. Pedro Miranda encabeça, assim, a lista A e Luís Fernandes a lista B.

Um confronto surpreendente mas que vem colocar a nu divergências internas que se fizeram sentir depois do ato eleitoral de 2017, que permitiu ao PS manter a Câmara após a saída de Américo Pereira.

“Haver duas listas em Vinhais é uma estupidez”, diz antigo presidente da Câmara

Com Pedro Miranda avança Tânia Sacramento e Américo Pereira (é o número três da lista). Já com Luís Fernandes está Ana Maria Rodrigues e Artur Marques, chefe de gabinete do Executivo.

Foi precisamente o anúncio de uma candidatura de Artur Marques que fez soar as campainhas de alarme, com Luís Fernandes a disponibilizar-se para encabeçar uma lista unificadora.

No entanto, Pedro Miranda acredita que “não faz sentido” que um presidente de Câmara seja, simultaneamente, presidente da concelhia pois já tem lá assento “por inerência”. “Não defronto o presidente da Câmara mas o militante Luís Fernandes”, frisou.

Quem não esteve com meias palavras foi Américo Pereira. O anterior presidente de Câmara volta a acompanhar Pedro Miranda mas “para ser presidente da Mesa da Assembleia”, algo que apenas será decidido na primeira reunião após o ato eleitoral.

No entanto, apesar de “retirado da vida política” a tempo inteiro e mais dedicado à advocacia, declarou ao Mensageiro que acha “uma estupidez que num concelho em que o PS é poder, como em Vinhais, vereador e presidente se confrontem em eleições à concelhia”. “Isso só traz prejuízos para todos e só cria divisões”, frisou.

Miranda também com duas listas

Mas Vinhais não é caso único pois em Miranda do Douro também são duas listas em confronto. Algo que, no entanto, já era esperado há alguns meses. Ilídio Rodrigues, vice-presidente da Câmara, enfrenta Bruno Torrado, antigo líder da Federação de Bragança da Juventude Socialista. Neste caso, Ilídio Rodrigues faz-se acompanhar de Manuel Gonçalves (atual presidente da Concelhia) e Emídio Lopes enquanto Bruno Torrado leva consigo Anabela Torrão, vereadora do município, e Aquilino Ginjo, presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor.

Nos restantes dez concelhos apresentam-se listas únicas à eleição, sendo que em Bragança avança Nuno Diz, com Sandra Valdemar no segundo lugar, ela que é, também, presidente da estrutura distrital das Mulheres Socialistas.

A votação decorre entre as 17h30 e as 22h30 desta sexta-feira, dia 31 de janeiro.

Já as eleições para a Federação Distrital deverão acontecer no dia 13 de março.

Concelhos candidatos
Alfândega da Fé Orlando Borges (recandidatura)
Bragança Nuno Diz
Carrazeda Elsa Samões (recandidatura)
Freixo Nuno Ferreira (recandidatura)
Macedo Benjamim Rodrigues
Miranda Ilídio Rodrigues/Bruno Torrado
Mirandela Rui Carrazedo
Mogadouro Hernâni Fernandes (recandidatura)
Torre de Moncorvo Adriano Menino
Vila Flor João Valério (recandidatura)
Vimioso Hugo Rodrigues
Vinhais Pedro Miranda/Luís Fernandes

Assinaturas MDB