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Matemática: uma das maiores dificuldades dos alunos portugueses tem uma nova solução em Bragança

Publicado por CONTEUDO PATROCINADO em Ter, 2020-02-11 11:15

A matemática tem-se apresentado como o calcanhar de Aquiles de muitos estudantes portugueses nos últimos anos. Venha conhecer alguns números e saber como esta situação pode ser melhorada, segundo especialistas.

Quando se trata dos exames nacionais, muitos alunos anseiam, de forma global, pelas melhores notas. Ainda assim, melhorar o nível em matemática parece ser o objetivo principal para muitos, sendo que esta matéria oferece várias dificuldades, um pouco por todo o país.
Ao longo dos últimos anos, os resultados dos exames, incluindo o índice de chumbos na matéria, indicam que os alunos portugueses encaram a matemática como uma das suas maiores debilidades.

O grande índice de falha nesta disciplina é sentido nos alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico mas também no ensino secundário, sendo que os alunos do 12º ano contam ainda com a preocupação de a matemática ser, em muitos casos, a disciplina primordial para o acesso ao ensino superior.

As questões relacionadas com a matemática, o seu estudo e os resultados nos exames, têm preenchido a atualidade de muitos órgãos de comunicação durante o período de exames.

Vale a pena saber o que tem acontecido nestes exames, ao longo dos últimos anos, para compreender as medidas necessárias para o sucesso estudantil na disciplina de matemática.

Um olhar temporal sobre o insucesso a matemática

Ao longo dos últimos anos, a situação das notas nos exames nacionais tem sido analisada e fortemente mediatizada. Nas várias disciplinas, os resultados dos exames nacionais do 9º ano e do 12º ano são apresentados ao país e algo tende a manter-se: a matemática parece ser a disciplina com piores resultados a nível nacional.
Após a realização dos
exames nacionais de Matemática A de 2017, os media alertaram para o potencial de chumbo dos alunos na disciplina, segundo a análise realizada pelos docentes da Associação de Professores de Matemática.
Com um exame mais complexo do que o de 2016, os alunos pareceram encontrar mais dificuldades na resposta às questões, embora não exista consenso quanto ao nível efetivo de dificuldade no exame. A previsão, ainda assim, desde cedo, foi para que a média de 2016, colocada nos 11,2; baixasse em 2017.
Em 2018, seguindo a linha de insucesso já revelada em 2017, mais de metade dos alunos do 3º ciclo chumbou também a matemática, sendo que o índice de reprovação atingiu os 66%, remetendo os números para uma média negativa na ordem dos 47%.
O elevado número de chumbos a matemática (49.173 alunos num universo de 94.524 alunos) foi indicativa, também, das grandes dificuldades dos alunos na disciplina.
Em 2019, assistiu-se a uma ligeira melhoria nos resultados dos alunos em matemática. Na verdade, a média de 11,5 no exame de Matemática A colocou estes resultados entre os melhores desde o ano 2016.
Ainda que a média tenha melhorado, os valores obtidos neste exame revelam ainda uma grande debilidade nos alunos na disciplina.
Estes números dos últimos anos são reveladores da grande dificuldade sentida pelos alunos no estudo da matemática e fazem com que muitos optem por contratar serviços externos à escola para melhorar os seus resultados nesta matéria.

Contornar as dificuldades a matemática e obter o sucesso

A matemática é uma das maiores dificuldades escolares dos alunos portugueses, sendo que estes tendem, sucessivamente, a obter resultados menos positivos nesta disciplinas do que nas restantes matérias avaliadas nos exames nacionais.
Sendo uma matéria fundamente ancorada na capacidade de raciocínio e na compreensão, esta necessita, muitas vezes, de reforços externos ao da escolaridade regular para que o aluno consiga obter sucesso na disciplina.
A procura por explicadores ou por aulas de reforço a matemática são cada vez mais comuns, tanto por parte de alunos que apresentam resultados inferiores como por parte dos bons alunos, que sentem a necessidade deste acompanhamento para garantir um estudo mais eficaz e proficiente, para garantir as melhores notas nos exames nacionais.
Tratando-se de uma prova de ingresso na faculdade para muitos alunos do secundário, o acompanhamento externo à escola, principalmente em Matemática A, torna-se imperativo para garantir o sucesso nas provas.

Aumento da procura por reforço

A procura do reforço escolar tem sido uma constante, também, em Portugal. Segundo informações publicadas pelo Observador, a tendência portuguesa é para que, nas vésperas dos exames, esta busca por apoio externo aumente, sendo que, segundo este órgão de comunicação, a matemática é, justamente, a disciplina com maior procura por parte dos estudantes.
Usualmente, a busca por apoio é iniciada depois de conhecidas as notas do 2º período escolar, em finais de Março, e acontece, principalmente, por parte daqueles que irão fazer exames nacionais.
Assim, entre a procura por apoio especializado fora da escola, a disciplina mais procurada é a matemática, sendo que esta corresponde a 37% da procura total por reforço e explicações nas disciplinas testadas em exame.

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