Mogadouro

Não há cogumelos que cheguem para tanta boca

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-11-16 11:50

Se os cogumelos selvagens “têm cada vez mais procura” garantiu o presidente de A Pantorra-Associação Micológica sediada em Mogadouro, os fungos cultivados também não lhe ficam muito atrás na demanda. Na realidade não há cogumelos que cheguem em Portugal para tanta boca.
A apetência por estes fungos é tanta, mesmo nos cogumelos produzidos em estufas, que o nosso país é deficitário e recorre à importação. “A produção nacional, que tem aumentado, não é suficiente para o consumo do país” explicou Francisco Mateus, proprietário da empresa Mogaricus Cogumelos, de Mogadouro, que anualmente produz cerca de 60 toneladas, mas já chegou a produzir 90 quando se dedicava mais ao branco, ou seja, ao famoso champignon.
Na Magoaricus, criada vai para 11 anos, produzem-se atualmente três espécies de cogumelos, nomeadamente o Shitake, Agaricus, Pleurotus. “São das espécies que têm mais procura no mercado nacional. Vendemos tudo para Portugal e até vendimos mais, se tivéssemos. Não exportamos nada. O mercado português é deficitário. O consumo do cogumelo branco (champignon) é tão elevado que o país importa grande parte dele”, acrescentou o empresário.

Assinaturas MDB