Nordeste Transmontano

NORCHA® Festival de Turismo de Natureza arrancou hoje em Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-09-23 11:15

Cerca de 80 atletas de 20 países iniciaram esta manhã na Praça Cavaleiro de Ferreira, em Bragança, o Festival NORCHA® Terras de Trás-os-Montes, dedicado ao turismo da natureza e ao desporto de aventura. As equipas mistas tiveram como primeiro desafio um percurso até ao castelo de Bragança, depois voltaram à Cavaleiro Ferreira para recolher as bicicletas e desde aqui rumaram a Vinhais, com passagem obrigatória em Gimonde.
Os participantes têm até domingo para percorrer os nove concelhos Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) num trajeto com perto de 500 quilómetros, que termina em Mirandela, em que o objetivo é “chegar ao fim”.
Trata-se de uma prova em que os atletas põem a sua resistência à prova, com o objetivo de se superarem.

Com esta prova, que se realiza em Portugal pela terceira vez, as Terras de Trás-os-Montes passam a integrar o circuito internacional das provas de resistência e aventura NORCHA, palavra que resulta da conjugação de North com Challenge e que significa um desafio desportivo envolvendo várias modalidades, onde se testam as capacidades de sobrevivência dos participantes.
Os atletas vão passar por Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais durante quatro dias ‘non-stop’ onde vão enfrentar desafios extremos.

Assinaturas MDB