FUTEBOL FORMAÇÃO

“A nossa preocupação é formar indivíduos, prepará-los enquanto atletas sim, mas priorizar o seu desenvolvimento pessoal e social.”

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2021-06-17 18:50

Nuno Fernandes, presidente da Associação Montes de Vinhais, em entrevista ao Mensageiro de Bragança fala sobre este projeto ambicioso fundado em 2005. O desporto de formação é a força motriz desta Associação que promete vencer as dificuldades e continuar o seu crescimento sustentado.

 

 

MdB – Como surgiu o projeto Associação Montes de Vinhais?

NF - O projeto surgiu em abril de 2005, representado e dinamizado pelo Hélder Magno. É um projeto que antecede a minha presença, ao qual me associei dois anos depois, em 2007, enquanto treinador, e, posteriormente, em 2013 enquanto Presidente. De referir que entre 2009 a 2013 a Associação foi representada e dinamizada pelo Miguel Almeida, onde o andebol ganhou alguma expressão. O Hélder deu início ao projeto com o intuito de promover a formação e dar-lhe oportunidade de crescimento á até então menos cuidada e tratada formação. A Montes de Vinhais promovia algumas modalidades, nomeadamente, natação e futebol, e oferecia atividades desportivas distintas, contudo, priorizando a formação. Entretanto, e após alguns anos o foco recaiu sobre as modalidades de futebol e o futsal e desde então assim se mantém. O crescimento foi sustentado e maturado ao longo dos anos mantendo o intuito principal da sua criação, a promoção do desporto e a promoção da formação. Como costuma dizer o fundador, "foi constituída a 1 de abril de 2005, mas não foi mentira".

MdB – Quais os principais pressupostos da Associação Montes de Vinhais no futebol de formação?

NF - A nossa Associação trabalha exclusivamente com escalões de formação (sub 6 aos sub 19). Desde a entrada da atual direção, à qual presido com muito orgulho desde junho de 2013, centramos toda a atenção no próprio, no atleta. A nossa preocupação é desde cedo proporcionar atividades que gerem hábitos desportivos saudáveis e oferecer a todos, sem exceção, uma formação integral. Damos obviamente valor aos méritos desportivos, não os desvalorizamos, mas na verdade a nossa maior preocupação passa por ajudá-los a crescer num meio saudável, dotado de condições, de partilha, de alguma forma regrado, que os ajude progressivamente a integrar-se na nossa sociedade. Na realidade, a formação integral, é a nossa preocupação, até porque vejamos, qual a percentagem de atletas oriundos da formação chega a profissional dentro da totalidade de atletas inscritos/formados? E, já agora, qual a percentagem de atletas que o almejam no nosso Distrito? É muito escassa, não é? Daí que a nossa preocupação seja formar sobretudo indivíduos, prepará-los enquanto atletas sim, mas priorizar o seu desenvolvimento pessoal e social.

 

MdB – Recentemente, a Associação Montes de Vinhais foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com o Estatuto de Entidade Formadora certificada. Como se desenrolou este processo?

NF - Antes de mais é um motivo de orgulho. Não foi de todo fácil, foi um processo árduo e moroso, mas nós gostamos de desafios, enquanto direção é isso que nos move. Quando o recebemos pela primeira vez, em 2019/2020, ficámos felicíssimos, mas como é um processo contínuo não podemos festejar por muito tempo, a avaliação não vive de festejos. Receber tal distinção da Federação Portuguesa de Futebol pelo segundo ano consecutivo, 2020/2021, e ainda melhorar a avaliação anterior é a confirmação de que não andamos por andar, que andamos para servir e representar entidades desenvolvendo-as e organizando-as de forma a proporcionar aos atletas e a todos os agentes desportivos envolvidos as melhores condições possíveis.

 

MdB – Qual o significado da Certificação para a Associação Montes de Vinhais?

NF - Ainda que para muita gente isto passe ao lado e não lhe seja dada a devida importância, para nós, atual direção da Montes de Vinhais e agentes que a compõem, esta certificação é um título de gestão desportiva marcante, é um seguro formativo, um legado de exigência, é uma garantia e um desafio de continuidade que deixamos a quem no futuro representar a formação em termos diretivos. Queremos que esta certificação sirva de referencial para que futuramente se continue a priorizar a formação e a qualidade da mesma a todos os níveis. 

 

Foto: Associação Montes de Vinhais
Notícia completa para assinantes
JÁ É ASSINANTE? https://www.mdb.pt/user/register

 

Assinaturas MDB